segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A RECICLAGEM É A SAÍDA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?



A RECICLAGEM É A SAÍDA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?
*Alessandro Azzoni
Virou moda falar de reciclagem. Políticos, ONGs, grupos e mídias sociais têm aproveitado o tema como solução dos nossos problemas com os resíduos sólidos. Lógico que esta carona é produtiva, pois faz com que pensemos cada vez mais no que geramos e reaproveitamos, como os materiais que não teriam utilidade no ciclo produtivo.


Por meio da reciclagem muitos resíduos sólidos retornam para a cadeia produtiva como matéria-prima. Um grande exemplo é o vidro, que demoraria quase quatro mil anos para se decompor no meio ambiente e, com a reciclagem, esse mesmo vidro retorna aos fornos e vira matéria-prima limpa.
Certa vez, durante minha palestra, uma criança me perguntou se a reciclagem bastaria para salvarmos o nosso planeta e respondi que ajudaria muito a preservá-lo. Depois de muitos estudos cheguei a conclusão que a reciclagem é o fim do processo gerador de resíduos sólidos, sendo assim, quando determinado produto já foi gerado e possivelmente descartado é o fim do processo.
A reciclagem só é eficiente se a matriz geradora de energia for inferior a de sua criação. Isso quer dizer que se para produzir um pneu o gasto é de dez unidades de energia, para reciclá-lo deverá no máximo empatar essa mesma quantia.
E agora o que fazer? É na prevenção que está a resposta, na produção de produtos ecologicamente corretos no qual suas matrizes geradoras e recicladoras já foram estudadas e colocadas como custo de produção, formando o preço de determinado produto.
Hoje, quando alguma indústria lança um produto o primeiro pensamento é o preço competitivo, a facilidade na produção, entre outras coisas, mas não se em sua composição os materiais utilizados na fabricação serão de fácil reciclagem. Isso faz com que as indústrias e empresas transfiram o custo ambiental para o governo ou para nós contribuintes.
A reciclagem deveria ser um dos procedimentos para transformar resíduos sólidos em matéria-prima, evitando o esgotamento dos recursos naturais, que deve e será necessário no contexto atual.
Com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS a prevenção será um dos fatores a serem implantados por meio da logística reversa, na qual o criador deverá dar fim à criatura. Sendo assim, a indústria ou empresa ao lançar um determinado produto deverá pensar se os componentes são de fácil reciclagem, pois a responsabilidade passa a ser deste produtor. O segundo passo é a responsabilidade compartilhada, em que todos os geradores de resíduos deverão se responsabilizar pelo seu descarte.


A reciclagem é a ferramenta para minimizar o impacto ambiental, tanto no uso de recursos naturais, quanto na devolução desses resíduos à cadeia produtiva. A prevenção é a melhor arma para a proteção do nosso planeta, por isso pense antes de sair consumindo sem motivo e seja adepto ao consumo consciente.



2 comentários:

  1. Caro Alessandro, bom dia.

    Atuo no ramo de reciclagem, com máquinas para triagem/separação e aproveitamento de material reciclável e navegando na internet me deparei com a foto (http://1.bp.blogspot.com/-iJB5Thh1frA/UJgDtDWLzCI/AAAAAAAAA3c/wVHzBiX8zzQ/s1600/reciclagem-1.jpg) desse post de uma indústria de reciclagem, onde vemos duas esteiras, peneiras, etc.
    Gostaria de saber se é possível identificarmos o local em que estão alocadas essas máquinas, pois é um projeto muito interessante e pode nos ajudar em futuras implantações.
    Desde já agradeço a sua atenção dispensada e me coloco a inteira disposição para prestar maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que uma dela é na Aparas São Judas próximo a Diadema

      Excluir