Vejam que planta linda apresentada pela prefeitura de São Bernardo do Campo, dá até para imaginar em uma industria realmente verde, vamos pensar juntos passo a passo essa planta.
Na 1º cabine de triagem e sistema separador os resíduos sólidos, vulgo lixo, seriam colocados e ocorreria a descompactação assim o que for material orgânico do reciclavel seria separado, conforme a planta todo o resíduo sólido orgânico seria desviado para o sistema de separação de Orgânico, e indo diretamente para o biodigestor e assim indo para compostagem então conforme a planta todo lixo orgânico aquele que não poderia ser reciclado, seria destinado a compostagem. certo!
Já os resíduos que continuassem na esteira iria para a 2º Cabine de triagem e entrando no sistema de triagem de reciclados, onde lá seria separados metais, vidros, plásticos e papel, os quais seria extraídos pelas rampas, caindo na saída dos reciclados e esse material seria destinada as cooperativas para a reciclagem. certo!
Mesmo assim se algum material reciclado passar desapercebido tem a 3º Cabine de triagem, afim de evitar que um material seja perdido. certo!
Agora pensemos o que sobrará desta jornada dos resíduos se o orgânico foi retirado na primeira fase, os reciclados na segunda fase o que sobrou para justificar um INCINERADOR?
O QUE SE PRETENDE INCINERAR?
SEGUE O TEXTO DA LEI :
Seção IV
Dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Art. 18. A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. (Vigência)
§ 1o Serão priorizados no acesso aos recursos da União referidos no caput os Municípios que:
I - optarem por soluções consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos, incluída a elaboração e implementação de plano intermunicipal, ou que se inserirem de forma voluntária nos planos microrregionais de resíduos sólidos referidos no § 1o do art. 16;
II - implantarem a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda.
§ 2o Serão estabelecidas em regulamento normas complementares sobre o acesso aos recursos da União na forma deste artigo.
Explico o que está por trás desse incinerador o volume captado de resíduos sólidos não dá para ser reciclado pelas cooperativas, essas cooperativas devem estar super lotadas em seu processamento e a prefeitura ao invés de restrutura -las e ampliar essas cooperativas, fará o seguinte o que dá para ser processado pela cooperativas é separado quando chegar ao limite das cooperativas todo aquele trajeto da planta será desligado indo tudo para incineração.
acesse e vejam :
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns2/pqt_container_novo2.asp?srcpg=ResiduosSolidos&area=residuo&tipo=Res%EDduos%20S%F3lidos&unidade=solidos
O crime é queimar materiais que são finitos, que podem ser reciclados.
O crime é contaminar o ar e o meio ambiente de todo o ABC com dioxinas e fulanos, que são substancias altamente tóxicas.
Essas empresas citadas pela Prefeitura encontram se muitas em desativação na Europa, por este motivo querem instalar aqui no Brasil, estvive conversando com o lider do movimento nacional dos catadores onde eles foram convidados para irem a França, para explicar o procedimento das cooperativas e do serviço dos catadores, pois pretendem implantar esse modelo na França e nós estamos indo ao contrario, acesse minha matéria passadas sobre dioxinas, e o descaso da coleta seletiva.
O descaso como meio ambiente no Brasil vem tomando proporções gigantescas, vimos o debate do Código Florestal, onde os ruralistas usam de métodos financeiros para conseguir a alteração do código afim de poderem desmatar mais, a Prefeitura ao invés de promover a coleta seletiva e incentivar e financiar a instalação de cooperativas sede a incineração que é mais rápida .
LEMBREM DE QUEM TEM O PODER É O POVO, A SOCIEDADE ORGANIZADA E NÃO O PREFEITO, ELE FOI ELEITO DEPOIS DE INSTALADO E A CONTAMINAÇÃO CORRENDO SOLTA, O QUE PODEREMOS FAZER.
O PODER ESTA NA MÃO DE VOCÊS CIDADÃOS.
MESMO EM ALEMÃO VEJA QUE AS MORTE POR CONTAMINAÇÃO NA ALEMANHA É POR DIOXINA E POR QUE NÃO FOI DIVULGADO PELA IMPRENSA BRASILEIRA? A CONTAMINAÇÃO OCORREU PORQUE HOUVE A QUEIMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A NUVEM DE DIOXINA CONTAMINOU O SOLO E POR CONSEQUÊNCIA PRODUTOS AGRÍCOLAS E ANIMAIS É O QUE QUEREMOS NO ABC PAULISTA?
ENTENDA O RISCO DA DIOXINA PRODUTO DERIVADO DA INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O AGENTE LARANJA É A DIOXINA RETIRADA DA QUEIMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS BEM A GROSSO MODO FALADO, SE VOCÊ QUISER ENTENDER COMO AS PRÓXIMAS GERAÇÕES DO ABC PODERÃO FICAR E ATÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO VEJAM ESSE VÍDEO.
leiam