quinta-feira, 15 de março de 2012

VOCÊS SABEM O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?


    De acordo com  do Ministério do Meio Ambiente, as cidades brasileiras produzem em torno de  161.084 mil toneladas de resíduos sólidos por dia . O grande problema do Brasil, não está apenas na quantidade de lixo produzida, mas em seu destino.

 O que fazer com todo esse lixo?


    Os resíduos sólidos são materiais que deixaram de ter uma utilidade prática para as pessoas. Eles se originam em casas, escolas, hospitais, indústrias e na construção civil  e passam a ser considerados lixo depois que já serviram para alguma finalidade.

       Mas, isso não significa que tais materiais não possam ser mais utilizados. Um dos modos de destinação adequada dos resíduos sólidos é a chamada logística reversa
    Onde fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes  são obrigados a estruturar o sistema de logística reversa , recebendo o produto  utilizado pelo consumidor, de forma independente do serviço publico e  da limpeza urbana. 
     Tem como base fazer com que os resíduos retornem à sua cadeia produtiva, ou seja, se um resíduo não pode ser reutilizado, ele pode ser destinado “ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria”. Por exemplo,

·        Devolução de garrafas,
·        Pilhas e baterias
·        Pneus
·        Lâmpadas fluorescentes
·        Óleos lubrificantes seus resíduos e embalagens
·        Eletrodomésticos,
·        Produtos eletrônicos e seus componentes

      

Que não são mais utilizados para as fábricas que os produziram, e assim que o retornarem para sua fabrica de origem elas consigam dar um destino adequado aos materiais, ou reaproveitando alguns de seus componentes ou repassando a outras fabricas. 

Este processo é importante, pois 


 (1) diminui a demanda por novas matérias-primas,
 (2) evita um consumo  maior de energia para a preparação dessa matéria-prima
 (3) diminui a quantidade de resíduo sólido depositado em lixões.
 

  


Procurem sempre ao adquirir o produto o local mais próximo para o descarte após utilizá-lo o planeta agradece



Glossário


Reuso direto:  produtos que não são reparados , mas são limpados e levados a um estado no qual podem ser reutilizados pelo consumidor.

Reparo: o produto é retornado ao estado funcional após seu conserto.  A qualidade do produto reparado é normalmente menor que a do produto novo.

Reciclagem: O objetivo é usar parte ou a totalidade dos materiais do produto devolvido.  Os materiais recuperados podem ser usados nos processos produtivos do produto original ou em outras indústrias

"Refurbishing": o produto é atualizado para que atinja padrões de qualidade e operação similares ao produto original.


Remanufatura: os produtos são completamente desmontados e todos os módulos e partes examinados em detalhe.  Peças deterioradas são consertados ou trocadas e de pois desse processo  recebe uma avaliação de qualidade e são entregues ao produto sob condições de garantia de produto novo.


Tenho a honra de publicar matéria escrita por FERNANDA AZZONI


Nenhum comentário:

Postar um comentário