quarta-feira, 25 de julho de 2012

CRESCIMENTO ECONÔMICO X CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Ontem discutíamos a questão do crescimento sustentável, se existe essa hipótese, chegamos a conclusão que não existe o crescimento sustentável no seu 100%, o que existe são processos que reduzem o impacto ao meio ambiente, ao construirmos algo acabamos destruindo o meio ambiente de uma certa forma, o que podemos fazer são alternativas que minimizem essa destruição.



Com o avanço do processo tecnológico algumas áreas da industria e da construção civil já estão implantando processo redutores do impacto ambiental, o que temos que pensar onde nos encaixamos nesse processo, pois os grande produtores de resíduos como a industria e os grandes centros atacadistas e até mesmo o setor gastronômico são fiscalizados pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado e as Secretarias Municipais do Verde ou do Meio Ambiente, e nós somos fiscalizados por quem?
Vamos falar um pouco do crescimento econômico que o Governo Federal esta apregoando, é um modelo voltado para o consumo, um modelo que realmente ativa todo o processo produtivo até aqui tudo bem..
Mas até que ponto esse consumo exagerado é necessário ? Você consome ou compra o que você realmente precisa? 
A oferta de crédito força a realizarmos nossos desejos de consumo, por esse lado é maravilhoso, mas até que ponto esse endividamento será adequado ao nosso orçamento, será que esse acumulo de prestações vai alterar minha qualidade de vida?



O que tudo isso tem haver com crescimento sustentável? tem tudo haver pois meio ambiente não diz respeito somente as áreas de parques, florestas etc... tem haver com o meio ambiente que você vive, ou seja sua própria casa, esse endividamento trará um deterioração no padrão de vida, que refletirá na saúde  dos endividados e seus familiares, então temos que pensar muito antes de nos entregamos as tentações do consumo.
O consumo exagerado -> gera um excesso de resíduo, ou seja, lixo pois você compra mais do que precisa, logo descarta mais rápido. Por exemplo ano passado você compro uma TV de led de ultima geração esse ano lançaram um modelo que fala com você, entra na internet e mais, logo temos que comprar esse modelo novo, o que acontece com a outra? Acabaremos descartando, mesmo que presentamos alguém esse  tem uma outra TV que será descartada, logo todo consumo exagerado trás aumento de resíduo.
A questão do crescimento econômico x crescimento sustentável, tem que existir um ponto de equilíbrio senão entraremos em colapso pense e repense a necessidade de se endividar para consumir... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário