quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A reciclagem em pauta no projeto pedagógico e nas ações de responsabilidade social das escolas


A educação ambiental está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um tema transversal, que deve integrar o projeto político pedagógico da Educação Básica, de modo a envolver todas as disciplinas, conforme exposto na Resolução 04/2010 da Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação.



Segundo Alessandro Azzoni, vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Paulo (Cades), a educação ambiental deve extrapolar as ações isoladas e aprendizados parciais. “Os gestores precisam se envolver e se arriscar em projetos para disseminar a cultura ambiental além do portão da escola. Uma ação bem planejada pode repercutir em dobro, tanto dentro da instituição como fora dela, pois funcionários e alunos levam o conhecimento para a família, comunidade e bairro”, comenta.

Entre os projetos de reciclagem fáceis para se introduzir, Azzoni cita a coleta de óleo. “A escola só precisa fazer convênio com uma cooperativa e disponibilizar um tambor para captar o óleo”, explica. Desde 2008, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (Franscarmo), da zona Leste de São Paulo, é um polo de arrecadação de óleo de cozinha da Vila Alpina e adjacências. “O colégio firmou uma parceria com a ONG Triângulo e colocou à disposição contêineres para as comunidades interna e externa”, afirma o diretor Flávio Eura. Depois de um ano de atividade, a ação foi ampliada e vinculada ao Projeto Ecofran, o qual “atua em Santana do Parnaíba e, por meio do lucro da comercialização de sabão em pedra e em pó, cria condições para capacitar famílias carentes da região”. A partir do segundo semestre de 2012, o Franscarmo também será polo de arrecadação de garrafas pet. “A escola vai desenvolver um projeto de reciclagem de garrafas pet para a produção de vassouras”, destaca Eura.


O Colégio Humboldt, da zonal Sul da cidade, está estruturando um projeto de reciclagem e segregação dos resíduos gerados na instituição. “Toda a área da escola terá caixas especiais para o descarte de papel, com a divisão entre reciclável e reutilizável, e também estações para a segregação, com placas explicativas. O objetivo é transmitir o conceito da importância de reduzir o consumo e reutilizar o que já existe. Todos os funcionários receberam treinamento para entender e valorizar essa ação”, afirma Mariane Bischof, responsável pela iniciativa.

Para o descarte de resíduos eletrônicos, pode-se consultar o Cedir (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática), situado no Centro de Computação da USP (Universidade de São Paulo). “O Cedir não recebe demandas de escolas devido à capacidade do espaço. Mas viabiliza soluções para os colégios encaminharem seu material, seja através de campanhas educativas ou parcerias com empresas recicladoras”, informa a responsável técnica do setor, Neuci Bicov. (T.D.)
Saiba+
ALESSANDRO AZZONI
a-azzoni@hotmail.com
MARIANE BISCHOF
humboldt@humboldt.com.br
NEUCI BICOV
cedir.cce@usp.br
Matéria publicada na Edição 79 de jun/2012 da Revista Direcional Escolas

http://www.direcionalescolas.com.br/edicao-79-jun/12/a-reciclagem-em-pauta-no-projeto-pedagogico-e-nas-acoes-de-responsabilidade-social-das-escolas

2 comentários:

  1. Achei interessante os Projetos do óleo comestível e o das garrafas pet.Queria saber se é possível enviar os projetos mais detalhados? Porque estou querendo implantar na escola que trabalho, como também, preciso saber se existe alguma cooperativa de óleo no Estado de Pernambuco.

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  2. TENHO SIM OS PROJETOS DETALHADOS MANDE PARA O MEU E-MAIL QUE RETORNAREI a-azzoni@hotmail.com

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