terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PRAIAS POLUÍDAS

Todos os anos aguardamos ansiosos pelo verão para que possamos desfrutar de nossas férias, o calor, a natureza, as praias, mas esquecemos do básico, que é usa-las de maneira sustentável, não é papo de ambientalista não, pense que se você que vai utilizar uma praia já reclama da sujeira e da poluição deixado pelos que já estiveram ali, imagine se todos tiverem o mesmo pensamento o resultado será o que vemos todos os anos toneladas de lixos deixado e coletados nas areias de nossas praias.

 
 Com as festas de fim de ano toneladas de resíduos sólidos, vulgo lixo, foram deixados nas praias, as operações de limpeza das cidades foram intensas durante a madrugada para evitar que esses mesmos resíduos fossem encontrado pela manha seguinte pelos os usuários das praias e também não fossem dragados pelas marés. 

Muitos podem dizer que isso faz parte da atribuição do município uma vez que se paga impostos, mas está errado se todos nós fizéssemos nossa parte, parte do que foi gasto com a remoção desses resíduos poderiam ser investidos em um sistema de tratamento do esgoto coletado nas cidades litorâneas, ao invés de construir emissários submarinos que levam os esgotos ao mar aberto.  


A simples coleta dos seus resíduos consumidos na praia já ajudariam muito a evitar esse gasto desnecessário, principalmente aos fumantes que enterram nas areais suas "bitucas" de cigarros, achando que estão fazendo o correto, incrível não imaginar que os compostos químicos retidos nos filtros serão decompostos no meio ambiente contaminando o solo e o mar por sua vez, além das crianças que iram brincar na areia com os seus restos de cigarros.

 ISSO É REALMENTE UM ABSURDO!



 Absurdo... é muito absurdo mais isso acontece ao seu lado sempre na praia, podemos mudar isso sim, ao vermos essas situações devemos reclamar para que o sujão não o faça, pois seu filho pode querer brincar na areia e comer bituca de cigarro, e aqueles sujões que comem de tudo na praia e largam as espigas de milho, latinhas  de cerveja e refrigerante, copinhos plásticos, palitos de sorvete, embalagens de sorvete, biscoitos dentre outros devemos cobrar dele que juntem suas sujeiras e leve par a uma lixeira próxima, garanto que ninguém gosta de passar vergonha.


 Uma coisa que deve ser cobrada em relação aos impostos arrecadados por essas cidades é o fim dos emissários submarinos e os canais perimetrais que levam as águas fluviais estes muitas vezes poluem muito mais pois coletam todas as sujeiras deixadas nas ruas  através das águas das chuvas e levam diretamente para as praias, isso chamamos de poluição difusa, aquela difícil de se medir, pois não sabemos o quanto de lixo é descartado nas ruas  e nem quanto de liquido contaminante é dispensado nas galarias como solventes, tintas, óleo, óleo combustível,  além da água parada podre com seus germes e coliformes.

Se nós não fizermos nada logo estaremos surfando inverso em lixo e deitando em areias repletas de lixo.  Depende somente de nós ..


Nenhum comentário:

Postar um comentário