sexta-feira, 6 de março de 2015

DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR E ÁGUA SAL E ÁGUA SALOBRA

 Primeiramente vamos definir o que é água Salobra e água salgada( do Mar), conforme o Wikipédia :

Água salobra é aquela que tem mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar. Pode resultar da mistura da água do mar com água doce, como em estuários, ou pode ocorrer em aquíferos, mas ocorre normalmente em mangues. Certas atividades humanas podem produzir água salobra, como em represas.

Tecnicamente, considera-se água salobra a que possui entre 0,5 e 30 gramas de sal por litro.
A água salobra é típica dos estuários e resulta da mistura da água do rio  correspondente com a água do mar
Também se encontra água salobra de origem fóssil  em certos aquíferos  associados a rochas salinas.


e, 


Água do mar é a água  encontrada em mares e oceanos. A água do mar de todo o mundo tem uma salinidade próxima de 35 (3,5% em massa, se considerarmos apenas os sais dissolvido, mas a salinidade não tem unidades), o que significa que, para cada litro  de água do mar há 35 gramas de sais  dissolvidos, cuja maior parte é cloreto de sódio (sua fórmula é NaCl) 


Diante da escassez de água doce no mundo, onde 97% da água do mundo é salgada ou salobre, e somente 3% é água doce. 


 Dentre esses 3% de água doce temos uma grande perda por contaminação por poluição reduzindo ainda mias esse percentual, e nós seres humanos e a fauna e flora do nosso planeta, dependemos da água doce para sobreviver, chega ser utópico  contaminarmos nossa água, com liberação de esgotos ou resíduos no solo, sendo que sabemos que esse bem alem de ser essencial para vida é finito.

Muitos países já buscaram outras alternativas para substituir a carência de água doce para sua população, um delas é a Dessalinização da água do mar ou água salobra.

Esse processo de dessalinização pode ser obtido pelos seguintes processos:

a) Destilação convencional 
b) Destilação artificial
c) Eletrodiálise
d) Osmose reversa



Nos casos da destilação o processo é simples consiste na fervura da água salgada ou salobra, de manheira natural exposta ao sol ou através da fervura artificial, onde o vapor gerado se condensará e se acumulando em recipiente apartado, gerando água doce. 

Já o  princípio básico da eletrodiálise consiste em transformar uma solução aquosa em duas: uma mais concentrada em eletrólitos do que a original e a outra mais diluída.

E a Osmose reversa que é o mais usado no processo de dessalinização da água salgada ou água salobra, consiste em bombas de alta pressão que forçam a água salgada/salobra através de filtros que capturam partículas de sais e minerais  deixando a água pura.

O grande problema na dessalinização da água salgada ou salobra é o alto custo de produção e alto consumo energético,  onde o custo de produção chega a ser 5 vezes mais caro que a produção normal de água doce, o que acontece é que são necessários 3 copos de água salgada/salobra para se fazer 1 copo de água doce, só que se gasta energia referente a três copos.

No caso da osmose Reversa os custam aumentam mais um pouco pois os filtros que contem o sal necessitam ser trocados constantemente encarecendo mais a produção dessa água dessalinizada.

Tecnicamente a osmose Reversa é  o processo que ocorre quando duas soluções salinas com diferentes concentrações  encontram-se separadas por uma membrana semi permeável, a água (solvente) e solução menos concentrada tenderá a passar para o lado da solução de maior salinidade. 

Com isso, ao receber mais solvente (água) se dilui, num processo impulsionado por uma grandeza  chamada "pressão osmótica" até que as duas soluções atinjam concentrações iguais.
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário