segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ILHA DE LIXO NO PACÍFICO - ONDE IREMOS PARAR!


'Ilha' de lixo situa-se entre os 22 e os 38 graus de latitude norte, 

ao largo de Miami





Não se lhe conhece a dimensão exacta, nem o impacto ambiental, ou os efeitos na cadeia alimentar, mas a confirmação aí está: à semelhança do que acontece no Pacífico Norte, também no Atlântico Norte, numa extensa zona localizada entre a costa leste da Florida e as Bermudas, existe uma enorme lixeira flutuante, para onde convergem plásticos de todos os tamanhos e feitios.
A descoberta daquela "ilha" feita de lixo de plástico foi anunciada em Portland, nos Estados Unidos da América, na conferência Ocean Sciences Meeting.

Durante as duas últimas décadas, investigadores da Sea Education Association, uma organização para a investigação oceânica daquele país, recolheram dados na região, num total de 6100 recolhas de amostras com redes puxadas ao longo de diferentes percursos no Atlântico, junto às Caraíbas, e no Atlântico Norte, ao largo da costa leste norte-americana.

Em mais de metade dos percursos, os investigadores recolheram plásticos que flutuavam à superfície do mar, juntamente com organismos marinhos.

O problema dos resíduos de plástico no Atlântico tem sido "muito ignorado", afirmou à BBC News a coordenadora da investigação, Kara Lavender Law, da Sea Education Association, sublinhando que a sua equipa identificou uma região "a norte, no oceano Atlântico, onde os lixos de plástico parecem estar concentrados", permanecendo ali durante longos períodos de tempo.




Na minha infância assitia o SPECTROMAN, que lutava contra os monstro do Dr. GORI, este da foto abaixo, ele fazia monstros que destruíam TOKYO, todos seus monstros eram  feitos de lixo, hoje entendo era uma critica ao modelo de sustentabilidade da época, tanto que o Japão se modernizou e recuperou seu meio ambiente se´r que logo teremos que contar como um super herói para nos salvar ? do nosso próprio descaso ?

DR GORI
SPECTROMAN


2 comentários:

  1. O que leva o ser humano a realizar esse tipo de atitude? Cultura, o modo consumista de viver! Ainda estamos muito longe de viver um modo de vida sustentável a quem tantos representantes de governo e comunidades ambientalistas pregam. O governo dá incentinvos para toda forma de sobrevivencia. Financiamento da casa propria, comprar uma TV em cores de tela plana em suaves prestações, juros baixos para um carro zero, celulares com tecnologias de ponta, os alimentos no supermercado que são embalados prontos para o consumo. Perdeu-se a cultura de se cultivar pelo menos uma horta de cebolinha no fundo do quintal. Hoje o que podemos ver, é a grande nata da sociedade buscando pela chamada praticidade do dia-a-dia. As mulheres, maes não utilizam as fraldas de pano pois dizem ser ultrapassada trocando pelas descartáveis causando sem cessar o aumento da poluição dos aterros e contribuindo para o encurtamento de sua vida util. Não acredito em melhoria nas atitudes e retomada a cultura que nossos pais nos presentearam. acredito sim num breve futuro, que o Planeta irá dar seu troco, assim como uma mãe educa seu filho caso ele faça algo errado. E quando chegar esse dia, que sobreviva o mais forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com sua manifestação o nosso planeta irá cobrar desses abusos, + ou - por volta de 2002 ultrapassamos a capacidade do nosso planeta, ou seja, antes tudo que usufruíamos o planeta repunha, depois de 2002 isso não acontece mais, então logo nosso planeta dará as resposta e muito culparam os governantes e demais autoridades, esquecendo que foram os responsáveis! nós somos os responsáveis...por isso temos que fazer algo.

      obrigado pela sua visita e continue colaborando e divulgando nosso blog

      Excluir