terça-feira, 3 de julho de 2012

VOCÊ SABE O QUE É UM ATERRO SANITÁRIO


O aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. 




Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. 





Este é coletado através de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. 

Depois desses 6 meses, quando a vazão e os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. 


A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.




5 comentários:

  1. excelente esse blog sou estudante de química e pretendo criar projeto voltado para o reaproveitamento dos resíduos sólidos, apesar que os governantes e a iniciativa privada não dão muita importãncia, pois ainda temos a cultura de que tudo que é reaproveitado se torna caro, trabalhoso e que não vale a pena. Mais aos poucos nossas riquezas naturais estão se esgotando.

    Júlio César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio obrigado pelo seu comentário, isso me motiva ainda mais a fazer matérias sobre o meio ambiente, acredito que o caminho que você está buscando será o futuro pois o consumo sendo estimulado o efeito será a grande geração de resíduos, e alternativas deverão ser buscadas quem sabe você será um dos cientistas que achará a solução ou uma delas. Em questão das nossas riquezas naturais elas estão esgotando sim.

      Excluir
  2. Interessante o artigo Alessandro!

    Possuo um terreno no ES onde houve a extração de argila. Quero trasforma-lo em um aterro sanitário, mas sem produtos orgânicos, apenas com resíduos da cosntrução civil e indústrias.

    Poderia me ajudar? onde consigo mais informações sobre esse tipo de aterro?

    Meu email: forza@terra.com.br

    Obrigado!

    Wesley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wesley

      para você conseguir transformar sua propriedade em aterro sanitário de resíduos da construção civil, será necessário consultar a Secretaria do Meio Ambiente do seu Estado, lá deverá constar todas as regulamentações estaduais, aqui em São Paulo temos a CETESB orgão vinculado a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que regulamenta esse setor, depois deve analisar a regulamentação federal, com base no antigo e o novo código florestal, que define áreas de proteção.

      estou a sua disposição

      Excluir
  3. Aterro sanitário, é jogar o lixo para debaixo do tape. Além do metanos, gás chefe, - só perde para o hidrogênio; é o garoto propaganda, apesar de poucos aproveitarem, preferem queimá-lo. Qto aos demais gases menos importantes, não são citados. Onde desejo chegar. 1º nada contra sua iniciativa, melhor do que a minha. 2º Afirmação: teremos tantas montanhas de aterros que precisaremos devastar mais áreas para os fins e mais custos de transportes e acondicionamento. 3º Desafio, qualquer um que tenha visto o rebaixamento de um aterro. O mesmo, não é sustentável. No sentido da bio-digestão 'total', o seu reaproveitamento futuro. 4º Muitos não são devidamente monitoras qto a sua estanqueidade. Qdo são, e detectados desconheço as providências de re-estanque. Já me posicionei. Entendo que tal qual uma estação de tratamento de efluentes ou conjuntamente é possível um tratamento mais produtivo em menor área. Etapas: 1º Maceramento com o efluente (qto + carga orgânica, melhor)2º fermentação: nesta parte, tiraria muito gás e por destilação, muita água menos contaminada. 3º Decantação e ou flotação. 5º filtração 6º unidade de desinfecção ultravioleta. 7º recalque para áreas desprovidas de águas e reuso (jardins, etc). Qto aos resíduos de todos os processo são aproveitáveis. Qto custa? Posso calcular. quem paga? - O fundo de (des)poluição: o gerador e o usuário de poluição. Não estou me referindo essa taxinha de lixo. Nosso lixo será pesado e 'medido' e qualificado (como água e luz, nem tanto,né). Garanto não compraremos nada que gere 'lixo' caro. Garanto teremos um 'lixo' totalmente reciclado. Abração, e sucesso no seu blog.

    ResponderExcluir