quarta-feira, 26 de setembro de 2012

RELÓGIO MUNDIAL

muito bom para termos um ideia de como o tempo passa e o que causamos 

"Se informe sobre os dados mais alarmantes em todo o mundo! Neste simulador, é possível calcular quantas pessoas contraem HIV por ano e até a quantidade de espécies que estão extintas no planeta"

acesse esse link e faça um grande descoberta vale a pena:

Planeta Sustentável

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

COMO SABER SE UM RESÍDUO É RECICLÁVEL O U NÃO?

         Hoje em dia, nos preocupamos com o nosso resíduo sólido( lixo ) reciclável, que é muito importante fazer com que esse resíduo retorne ao setor produtivo, um por causa da escassez pois as vezes essa matéria prima pode chegar ao fim, outra para que esse resíduo não demore a se decompor naturalmente no meio ambiente.



Mas você sabe como definir se um produto ou matéria prima é viável para a reciclagem?

         O que vai determinar se determinado produto ou matéria prima é reciclável é quanta energia será necessária para recicla-la, quando falamos em energia queremos dizer energia que dispende calor, ou seja, ela tem que ser igual ou inferior do que a produziu.

              Um exemplo, vamos supor que para se obter o vidro se dispense 20 unidades de energia e para reciclar esse mesmo vidro seja necessário 5 unidades de energia, logo o vidro é matéria viável para reciclagem.
                Outro exemplo, ao produzirmos borracha dispendemos 50 unidade de energia e para reciclar essa mesma borracha seja necessário 80 unidades de energia, logo esse produto ou matéria prima não é viável para a reciclagem.


          O porque de tudo isso é simples a industria no estudo de seus produtos analisam todos os componentes e matérias primas que serão usados, as industrias que tem a ISO 14.001, já pensam em todas as matrizes que serão dispensadas na reciclagem substituindo as matéria primas que não são viáveis para sua reciclagem.
   
                  Agora  as industrias que  não se preocupam com isso, que arcará com o custo dessa desse resíduo a ser reciclado a altos custos ou mesmo sem condições de serem tratados sermos nós contribuintes, porque o Estado será obrigado a faze-lo. É injusto pagarmos a conta de custo que não diz respeito, por isso a PNR -POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS, instituiu a LOGÍSTICA REVERSA,  a industria criadora será responsável por sua criação até o final , logo na fase de projetos serão tomados cuidados necessários para que se evite a produção de determinados produtos de difícil reciclagem.
   
                    Entenderam a complexidade do assunto ? me envie perguntas que terei o prazer de responde-la.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O QUE O CONSUMO TEM A VER COM O MEIO AMBIENTE?



Temos visto políticas econômicas voltadas ao estímulo do consumo com o pensamento que comprando mais teremos maior produção e, por sua vez, manteremos ou até aumentaremos o nível de empregos. Por trás de tudo isso existe um risco muito grande para todos nós, habitantes desse planeta. Se pararmos para pensar, compramos o que realmente precisamos? Se sim, usamos tudo que compramos?

 Esse simples questionamento nos faz organizar nossa maneira de consumir. Não sou contra o capitalismo, muito pelo contrário, só acredito que o marketing tomou proporções muito exageradas na formação da opinião dos consumidores. Se vamos ao supermercado com uma lista pré-elaborada compramos apenas o que está faltando, fazendo inclusive uma economia. Essa é uma dica simples, mas bastante eficiente para não gastar muito. Quando vamos ao supermercado sem lista acabamos gastando mais e compramos coisas que nem precisamos e que iremos descartar, ou seja, retornará como resíduos sólidos e será, literalmente, dinheiro jogado no lixo.
  




Consumo pode ser definido como a realização da necessidade versus utilidade. O consumo não consciente, quando compramos o que não precisamos, é o responsável pela geração desnecessária de toneladas de resíduos sólidos todos os dias. Quando falo de resíduos sólidos quero dizer descartes que serão depositados em aterros sanitários, lixões e ficarão disponíveis no meio ambiente sem qualquer tratamento, trazendo consequências desastrosas ao nosso planeta.

A ONU (Organização das Nações Unidas) fez uma estimativa inicial de que em 2050 não teríamos mais água potável para consumo. Essa estimativa já foi revisada e a previsão agora passou para 2025. Essa diminuição foi resultado da contaminação do solo e lençol freático, que praticamente é um rio subterrâneo que passa por baixo da terra levando água para todos os locais do nosso planeta.

Precisamos rever nossas atitudes e reciclarmos os nossos pensamentos, pois logo mais não teremos muito que fazer. O planeta está dando sua resposta às nossas atitudes irresponsáveis. Temos que fazer a nossa parte.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

ATERRO SANITÁRIO - MATÉRIA GLOBO ECOLOGIA

MATÉRIA FEITA NO GLOBO ECOLOGIA SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS(LIXO) E COMO ERA A COLETA DE LIXO NO RIO DE JANEIRO E COMO FUNCIONA O ATERRO SANITÁRIO DE PAULÍNIA.

DIFERENÇA ENTRE ATERRO SANITÁRIO E LIXÃO

Esse vídeo ilustra bem a diferença do lixão e um aterro sanitário, achei muito bom por isso compartilho com vocês vale apena ver.