terça-feira, 16 de outubro de 2012

PREMIAÇÃO SUSTENTABILIDADE PARA ALUNOS DO COLÉGIO MADRE CABRINI


Sustentabilidade rende medalhas

Alunos do segundo ano do Ensino Médio exibem suas medalhas













Há seis anos, o Colégio Madre Cabrini realizava trabalhos de arquitetura com alunos do segundo ano do Ensino Médio. Neles, eram abordados desenhos de perspectivas e cálculos matemáticos dentro da disciplina de geometria espacial e ficavam restritos à sala de aula.
Com o tempo, o trabalho foi sendo aprimorado, e a arquitetura passou a ser abordada de forma mais ampla, incluindo a questão de sustentabilidade, como a reutilização de água e economia de energia. Por isso, neste ano, os professores Sandra da Cunha Pina (matemática), Soraya Lobo (geografia), Maria Aparecida Cavaletti (química) e Adriano Antunes (física) resolveram ousar. Agregaram os alunos do nono ano do Ensino Fundamental para o projeto que se passou a chamar “Arquitetura e Sustentabilidade”.
O desafio dos alunos do nono ano foi de dissecar os temas energia, água, sustentabilidade e reciclagem de lixo nas cidades de Campos de Jordão, Santos e Campinas. Eles foram divididos em grupo e fizeram o trabalho de pesquisa e contextualização dos assuntos.
Os melhores trabalhos foram apresentados aos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, cujos grupos tiveram como desafio criar um projeto para uma casa sustentável. Para isso, tiveram de montar uma empresa com nome, logotipo, slogan e publicidade para seu programa de sustentabilidade.
Outra novidade para este ano é que os alunos tiveram que apresentar os trabalhos para colegas e pais, que escolheram os melhores. Os vencedores receberam medalhas do membro do Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) Vila Mariana e coordenador do Conselho Socioambiental da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste, Alessandro Luiz Oliveira Azzoni. “Pela qualidade do trabalho apresentado, achei que deveria dar um prêmio a eles e aos professores, que plantaram uma semente pelo meio ambiente”, explica.
Os estudantes também ficaram entusiasmados com o projeto. Os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental admitiram que não sabiam da existência de tantas opções alternativas para melhorar o mundo. “Não imaginávamos que existiam todas as possibilidades apresentadas para tornar as cidades e o mundo mais sustentável”, confessam.
Para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, além do conhecimento adquirido, o projeto teve o papel importante de incentivar o trabalho em grupo e a socialização com os colegas. “Tivemos noções de sustentabilidade como um todo e aprendemos que economizar e reutilizar exigem mudanças comportamentais”, afirmam.
Os professores afirmam que o projeto está inserido no papel social da escola, com projetos interdisciplinares. Eles destacam a participação efetiva dos pais no processo de pesquisa.



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