quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Estrada de sujeira: lixão de Ibicaraí cresce, fecha acesso à BR-415 e polui Rio Salgado


Segue a matéria publicada na agência "a Tarde", até que ponto chegamos! 
Em face da Política Nacional de Resíduos Sólidos lei 12.305/10 , na qual prevê o fim dos lixões em agosto/2014, parece que esta realidade está distante, o descaso com o Meio Ambiente, a População .. 







Fonte A Tarde On Line | Fotos Luiz Tito

Ibicaraí - O lixão de Ibicaraí, situado a um quilômetro da área urbana da cidade, não apenas provoca intenso mau cheiro e atrai moscas e ratos que infernizam a vida de produtores rurais e moradores da periferia. A quantidade de lixo é tão grande que as caçambas passaram a jogar os detritos na área do entorno, o que obstruiu 500 metros de uma estrada que era usada por fazendeiros como atalho para chegar mais rápido à rodovia BR-415. Agora, para alcançar a rodovia, os produtores têm que fazer uma volta pelo centro da cidade.

O produtor José Carlos Guimarães Santos, da fazenda Nossa Senhora das Graças, disse que os produtores estão com dificuldade para escoar  a produção de leite e de uma cerâmica instalada na área. “O mau cheiro é terrível. Cerquei minha casa com tela, mas as moscas invadem assim mesmo”, disse José Guimarães Santos.

Nesta quinta-feira, 11, ele cercou uma represa, porque está contaminada com o chorume produzido no lixão e, se o gado beber a água, morre. A dona de casa Marialda Alves Dias, moradora no bairro Duque de Caxias, disse que acorda quase todo o dia com dor de cabeça por causa do mau cheiro do lixo orgânico e também da fumaça das queimadas feitas no lixão.

Ela disse que o mau cheiro aumenta quando chove. “O chão de minha casa é preto de moscas e tenho que gastar muito para comprar inseticidas e desinfetantes”, diz Marialda. Rízia Alves, também moradora no bairro, diz que tem duas filhas pequenas e teme pela saúde delas. “Na hora de comer, é uma luta para não deixar as moscas caírem no prato”, conta.

Saúde - O problema do lixão foi denunciado na Câmara Municipal, na ultima segunda-feira, pelo vereador José Raimundo Soares Simões. Ele disse que a assistência de saúde à população é muito ruim e que, com um problema desses, os moradores da periferia de Ibicaraí podem se contaminar com uma doença grave, porque a fumaça do lixão é tóxica.

Poluição - Segundo o vereador, o lixão já tem 25 anos. Em razão de a área estar muito cheia, parte dos entulhos cai no Rio Salgado e polui um manancial que abastece o município de Itapé e serve ainda ao distrito de Cajueiro de Ibicaraí. As águas do Rio Salgado junto com as do Rio Colônia formam o Rio Cachoeira, que atravessa o centro da cidade de Itabuna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário