Como agir?
Algumas situações se repetem todos os anos, principalmente no período de dezembro a março, que é conhecido como o período das chuvas. O verão em nosso País tropical traz consigo o calor, o sol e com eles as tempestades de verão com chuvas fortes, que consideramos como tempestades.
Tempestades essas que acabam trazendo raios e uma quantidade muito grande de água, que muitas vezes fazem vitimam fatais ou mesmo vitimas patrimoniais, achar um culpado é o que todos buscamos, mas cheguei á uma conclusão básica que nós somos responsáveis por esses acidentes climáticos. Uma vez que não nos preocupamos com nosso meio ambiente, por exemplo, quando descartamos nossos lixos nas vias publicas, quando fazemos construções em locais não permitidos e principalmente quando votamos em candidatos que não cumprem suas promessas.
Mas deixando de lado essa questão de quem é a culpa devemos tomar alguns cuidados em relação as chuvas no que diz respeito a raios e enchentes. Antes de qualquer coisa é importante entrar em contato com a defesa civil, toda a subprefeitura da cidade de São Paulo tem uma base da defesa civil, eles estão preparados a auxiliar todos que precisam em casos de emergência.
Havendo inundações, infelizmente os moradores das regiões propensas a enchentes devem manter-se informados sobre as condições do tempo, se há possibilidade de chuvas ou não. Havendo a possibilidade de chuvas fortes, sabem que sua casa será atingida coloque os moveis , eletrodomésticos, computadores e demais objetos em lugares mais altos da casa, local esse que você saiba que não será atingido.
Desligue todos os aparelhos que estão ligados a rede elétrica de sua residência, e também desligue a chave geral no quadro de força de sua casa, o que esquecemos neste momento é que as tomadas ficam acima do rodapé, isso que dizer que ficará submerso, como sabemos que a corrente elétrica é conduzida pela água evitaríamos de futuras descargas elétricas, que poderiam acarretar em morte como aconteceu no Rio Grande do Sul, onde uma aposentada morreu eletrocutada ao chegar em seu apartamento, só que o motor do portão elétrico estava submerso o que ocasionou uma descarga elétrica que ocasionou a sua morte, por isso é muito importante desligar a chave geral .
Retire e não coloque o lixo fora do horário de coleta e não use sacolinhas de supermercado coo lixo, pois a força da enxurrada pode carregar esses sacos até os bueiros e entupi-lo, ocasionando mais enchente.
Evite construções em cima de barrancos ou beira de córregos e nem embaixo deles, pois com as chuvas esse barrando pode deslizar levando sua residência ou até mesmo soterrando. O mais perigoso são os cortes em encostas sem qualquer analise técnica não se pode cortar um morro ou barranco, pois não se sabe a potencialidade desse solo ficar firme ou não em caso de infiltração de águas de chuvas.
Lembre-se de desligar o registro de água e gás, se houver deslizamento a tubulação da residência geralmente é rígida e da rua é flexível que suporta esses acidentes.
Evite caminhar ou ter qualquer contato com a água contaminada, podendo ter algum ferimento e ficar exposta a doenças terríveis e também não se sabe se houve alguma lesão no terreno, tal como a abertura de um bueiro, buraco na calçada o que poderia dragar uma pessoa, além de não podermos determinar a força das águas, podendo ser arrastado pela correnteza.
Lembre em qualquer situação de emergência, profissionais como os bombeiros 193, e defesa civil 199, estão treinados e prontos a te socorrer em casos de emergência, colabore com seu bairro unindo com seus vizinhos evitando que esse acidente climático se potencialize ajude seu vizinho informando dos riscos e como evita-los.
Evite o contato direto com a água contaminada da enchente, pois ela pode provocar doenças tais como hepatite e leptospirose, use calça cumprida e blusa para proteção do corpo, nunca fique sem camisa ou bermudas, pois o risco de ocorrer lesões e contaminações é muito grande.
No caso de você estiver em uma rua inundada com seu carro diminua a velocidade e procure manter uma distancia do veiculo da frente, aproveite o trilho aberto pelas rodas do veiculo a sua frente e mantenha o carro acelerado evitando que água entre pelo escapamento, procure ir para ruas mais altas que tem pouca possibilidade de enchentes, não fique em ruas com arvores muito grande, pois o risco dela caírem em chuvas forte é muito grande.
Depois das chuvas e da enchente procure beber somente água filtrada ou fervida, não reaproveite nenhum alimento que teve contato com a água da enchente, pois eles podem estar contaminados, poderão provocar doenças.
Em qualquer manifestação de febre, vomito dor de cabeça ou dor no corpo principalmente dores nas pernas na região da panturrilha a “ vulgar batata da perna” e diarreia procure um médico imediatamente ou o serviço de saúde de sua cidade, lembre-se que após a enchente todas as áreas afetadas devem ser limpas e desinfetadas, como sempre vimos após a chuvas família e proprietários de comercio limpam suas casas e seus comércios de bermuda, sem camisa e descalços, o risco é o mesmo da enchente pois todo esse material pode estar contaminado deve usar luvas e botas e calça para fazer a limpeza.
E lembre que a natureza não tem culpa pelos nosso s erros do passado, cobremos as autoridades Municipais, Estaduais e Federais para que façam sua parte.
FAÇA SUAS PERGUNTAS É MUITO IMPORTANTE TER CUIDADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário