segunda-feira, 10 de junho de 2013

Saiba como é feita a coleta de lixo em São Paulo


Saiba como é feita a coleta de lixo em São Paulo

Publicado em 10 de junho de 2013 por Sandra Ferreira



Você sabe para onde vai o lixo recolhido da sua casa?


Para explicar mais sobre o processo de coleta e esclarecer algumas dúvidas, o blog conversou com consultor de meio ambiente Alessandro Azzoni.


Alessandro, para onde vai o lixo recolhido hoje em São Paulo?

A cidade de São Paulo conta com uma coleta que inclui a limpeza pública em geral, limpeza de lixo urbano residencial, varrição, resíduos de origem hospitalar e de clínicas e industriais.

O lixo residencial da nossa cidade vai para aterros sanitários devidamente instalados dentro das regulamentações da CETESB, onde alguns deles são fontes de crédito de carbono. Mas infelizmente a coleta seletiva feita pela prefeitura não consegue ultrapassar o 1% das 19.000 toneladas/dia que a cidade produz.

O que é feito com o lixo assim que chega às empresas coletoras? Elas conseguem fazer o descarte sustentável desse material?

O lixo que não compreende a coleta seletiva vai para os centros de transbordos, onde todos os caminhões descarregam e depois encaminham aos aterros. Já o que compreende a coleta seletiva, acaba sendo reciclado por meio de cooperativas.

Quais são os maiores obstáculos no quesito “descarte de lixo” na capital?

O primeiro obstáculo é o social, falta ampliar a consciência ambiental das pessoas quanto à reciclagem. Investir em educação ambiental, assim tudo fica mais fácil já que a essa sociedade estando informada, pode cobrar que seu resíduo seja devidamente tratado.

Caso o cidadão se depare com um aterro ou deposito de lixo ilegal, o que fazer?

Deve denunciar diretamente à CETESB no caso do Estado de São Paulo, e nos demais estados, nas secretarias responsáveis pelo meio ambiente. Caso não haja resultado, deve-se denunciar diretamente ao Ministério do Meio Ambiente.

O que a população pode fazer para ajudar no descarte sustentável?

Aconselho começarem com pequenos gestos, como por exemplo, consumindo extremamente o necessário ou comprando mais uma lata de lixo somente para resíduos recicláveis. Além disso, é possível encontrar postos de coleta para descarte deste tipo de material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário