quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NOVO CODIGO FLORESTAL X SUSTENTABILIDADE


Depois de um dia conturbado onde abre-se uma sessão plenária para a discussão do novo Código Florestal, e a base dessa discussão seria o relatório final feito pelo relator Deputado Federal Aldo Rebelo, as 9:00 da manhã inicia-se a sessão, a única coisa que ninguém imaginaria que o relatório não estava presente, então o que pretendia se discutir? Até quando assuntos de tremenda importância serão tratados dessa maneira, temos que pensar que não é um questão ambiental ou rural, qualquer coisa que for decidida neste novo código poderá causar conseqüências irreversíveis a população brasileira, ao meio ambiente.

Um grande exemplo foi o que aconteceu na região Serrana do Rio de Janeiro, onde toneladas de rochas e terra deslocaram das encostas em direção ao vale onde encontrava se área habitada onde centenas de pessoas vieram a óbito. Isso porque o código Florestal em vigor foi desrespeitado, imagina com as alterações do novo Código Florestal,será permitido o uso dessas áreas de APP ( Áreas de Protecção Permanentes). logo desastres como do Rio de Janeiro tenderam a repetir.

Outra consequência será o desmatamento, em áreas de florestas, hoje reduzimos nossa mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilómetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical húmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazónica. o que restou dela? o parque da Serra do Mar no Estado de São Paulo e alguns parques Estaduais em outros Estados. Tiveram que ser desapropriados os proprietários dessas áreas para evitar a extinção total da Mata Atlântica. Será que é isso que nós queremos para nosso futuro?

O Mesmo que ocorreu na Mata Atlântica vem ocorrendo na Floresta Amazónica, dizem que é para o desenvolvimento do nosso país e para que possamos produzir mais, como economista analisando a situação tenho que concordar com a Miriam Leitão comentarista económica do Jornal da Globo, ela diz que os ruralistas estão brigando com o inimigo errado, o real motivo do alto preço dos alimentos são ocasionado pela infraestrutura  baixa, para se escoar a produção dependemos quase 95% de transporte rodoviário, que depende do preço do combustível e das condições das estradas.

Outro motivo que provoca a alta dos preços dos alimentos são os efeitos do provocados pelo famoso eleito estufa, que provoca aquecimento global, esse efeito provoca alteração climática, ocasionando fortes chuvas, estiagem entre outros problemas climáticos, logo altamente responsáveis pela quebra de safras. O desmatamento é o principal causador do efeito estufa, com o novo código áreas protegidas seriam anistiadas e autorizando desmatamento em pequenas áreas, como os proprietários são criativos, poderão dividir suas propriedades em pequenas propriedades para assim poder desmatar como na foto ao lado.   Agora imaginem que os grandes produtores e ruralistas, conseguiram tirar o poder do IBAMA  de fiscalizar crimes ambientais, o STJ passou para os Estados a função de fiscalização e agora querem um novo código que os favoreçam, onde podemos chegar? 

O que temos que brigar é um Novo Código Florestal que proteja nosso país e nosso ecossistema ( envolve fauna e flora de uma determinada área), para que nosso filhos e neto possam viver !

Assim era o integra do código Florestal, se fosse aprovado seria um desastre ambiental, homologado pelo legislativo. Por isso que sempre digo, a importância de escolher o legislativo é muito mais importante que a escolha dos cargos de Presidente, Governados e Prefeito, pois o legislativo fazem as leis que seremos obrigados a seguir, se escolhemos mal,acontecerá o que aconteceu ontem uma sessão de 12 horas sem relatório, que só apareceu em plenários as 21 horas, você lembra em quem votou para deputado federal? deputado estadual? vereador? se sim quantas vezes você visitou ou acompanhou o que esta fazendo para nosso bem? 

O novo código pode ficar assim se fizermos pressão, através das redes sociais, não podemos ficar de fora olhando, culpando alguém e reclamando, assuma uma posição e venha conosco nessa luta.



VENHAM SE MANIFESTEM PENSEM E REFLITAM, AJA EXERÇA SUA CIDADANIA




Um comentário:

  1. Muito bom Alessandro e concordo totalmente com o que você diz ai

    ResponderExcluir