Extraído do Wikipédia um dos conceitos de sustentabilidade ;
"Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais."
Como economista/ambientalista acho muito difícil haver sustentabilidade com o aumento populacional do jeito que esta caminhando a humanidade, a famosa pegada ecológica, que é à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população, já foi extrapolado no relatório "Planeta Vivo" mostra que as populações de espécies de vertebrados diminuíram em cerca de um terço de 1970 a 2003.
Ao mesmo tempo, Pegada Ecológica da humanidade - a procura de lugar as pessoas sobre o mundo natural - aumentou até o ponto onde a Terra é capaz de regenerar recursos renováveis a uma taxa que estiver usando. Vivendo além dos nossos meios Global Footprint Network, que co -autor do relatório, calcula que em 2003 Pegada Ecológica da humanidade foi de 25 por cento maior do que a capacidade do planeta para produzir esses recursos.
Por isso volto afirmar que o cenário econômico buscado por todas os países, busca um nível de desenvolvimento social, econômico para suas populações, que vai contra a sustentabilidade.
Como ser sustentável nesta situação, por isso, acredito que a definição de SUSTENTABILIDADE deveria ser modificada para que fosse definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente e evitado o máximo os impactos ambientais para não comprometer o meio ambiente, através de medidas que evitem a destruição do meio ambiente e os recursos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário