Alessandro Azzoni explica as consequências do endividamento e que o brasileiro, a duras penas, está aprendendo que crédito pode ser algo negativo

O brasileiro, a duras penas, está aprendendo que crédito pode ser algo negativo. Desde que ele teve acesso a cartões de crédito, cheque especial, financiamentos em geral passou a comprar pelo simples prazer de comprar. O que motivou esse consumo desenfreado e as conseqüências do endividamento na vida do brasileiro é a pauta da entrevista com Alessandro Azzoni no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online nesta segunda-feira.
Economista, advogado e consultor ambiental, Azzoni é enfático ao dizer que, uma das razões pela qual os adultos de hoje fazem dívidas, é porque nunca tiveram acesso à educação financeira, diferentemente das novas gerações, que mesmo de forma transversal, já têm aulas nas escolas de como cuidar do seu dinheiro. “O cidadão, de uma hora para outra passou a receber inúmeros cartões de crédito, sem solicitação, e com limites altos, impulsionando a gastar. Até o Código de Defesa do Consumidor foi ‘chamado’ para barrar o envio do dinheiro de plástico”.
Na entrevista, Azzoni explica a importância de se planilhar tudo o que é renda e gastos para se ter uma vida saudável financeiramente e poder realizar sonhos. “Perdemos a noção da compra por necessidade e passamos a consumir por impulso. Precisamos trazer de volta a satisfação da compra de coisas que vão agregar para o consumidor e não para ficar simplesmente guardado e depois ser descartado porque se percebeu que aquilo não serve para nada”, diz o economista.
O Programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online entra no ar às 16 horas com reapresentações na terça-feira, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas. Ele ficará disponível como link na grade da programação da rádio para ser baixado a qualquer momento. 
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta.