segunda-feira, 18 de julho de 2011

CHUMBINHO AINDA FAZ VÍTIMAS POR AÇÃO CRIMINOSA

   Vizinhos inconformados por atitudes assassinas no Bairro Jardim Paraíso, zona norte, onde cachorros estão sendo vítimas de aperitivos da morte, salsichas contaminadas com chumbinhos ão jogadas aos indefesos cachorrinhos, a ultima vitima foi o LUKE:
Lembrando que é crime comercializar esse veneno o chumbinho, quadrilhas de contraventores, que adquirem o produto de forma criminosa (através de roubo de carga, contrabando a partir de países vizinhos ao Brasil ou desvio das lavouras), fracionam e/ou diluem e revendem no comércio informal. Algumas casas agrícolas irresponsáveis também comercializam ‘às escondidas’ este veneno, agindo igualmente de forma clandestina. 
- O que é o ‘chumbinho’? 
R.: É um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. 

- Qual é seu aspecto físico? 
R.: Geralmente sob a forma de um granulado cinza escuro ou grafite (“cor de chumbo”). 



- Existem recomendações de segurança para a aplicação de ‘chumbinho’ como raticida? 
R.: Não. Trata-se de um produto ilegal que não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância.  

Quais são os perigos do uso irregular/ilegal de ‘chumbinho’ e os sintomas de 
intoxicação?
 R.: Sendo um produto clandestino/sem registro, ele não possui rótulo contendo orientações quanto ao seu manuseio e segurança, informações médicas, telefones de emergência e, o que é ainda mais grave, a descrição do agente ativo bem como antídotos em caso de envenenamento,  o que é fundamental para orientação do profissional de saúde nesse momento. Os sintomas típicos de intoxicação por ‘chumbinho’ são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 h após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, tremores, taquicardia, entre outros. 



Em caso de intoxicação, ligue para o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001. A ligação é gratuita em todo território nacional e você será atendido e orientado por um profissional de saúde especializado. 


A COMPRA E VENDA DE CHUMBINHO É CRIME. DENUNCIE!! 
Escreva para a Ouvidoria da Anvisa, através do e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou para 
a Gerência Geral de Toxicologia da Anvisa (toxicologia@anvisa.gov.br). Seus dados 
serão mantidos em sigilo. Sua identificação não é necessária



Nenhum comentário:

Postar um comentário