terça-feira, 5 de julho de 2011

QUEIMADAS CONTINUAM NO MATO GROSSO E TOCANTINS

.


 Queimadas continuam na região do Mato Grosso e sul de Tocantins, região que brigam para aprovação do novo código Florestal, veja o mapa abaixo;
À noite, agricultores e pecuaristas fazem queimadas para renovar as pastagens e limpar a terra. Uma prática que ajuda a provocar o aquecimento global por causa da emissão de gases estufa.

Nesta época na Amazônia a vegetação está seca, o vento é forte e o fogo fica fora de controle. Muitas vezes, acaba atingindo as áreas de mata. Mas também existem as queimadas criminosas. Basta sobrevoar a floresta para localizá-las.

No município de Anapu, oeste do Pará, é comum atearem fogo na mata para formar novas áreas de plantio e de criação de gado. O fogo consome as árvores centenárias em minutos. 

No sistema de proteção da Amazônia em Belém, os técnicos trabalham com informações que chegam via satélite. Desde o início do ano, 22 mil focos de calor já foram registrados no Pará. O estado só fica atrás do Mato Grosso, que lidera o ranking das queimadas com 23 mil focos.

O fogo também têm atingido áreas de proteção ambiental. De acordo com o Ibama, quase 100 mil hectares de mata foram destruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário