quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VEJAM COMO OS RURALISTA ESTÃO ERRADOS SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL

Esse mapa foi extraído do 2nd  International Workshop | Advances in Cleaner Production, vejam se o problema da produção de alimentos é por problema de áreas de florestas, que precisam ser desmatadas para se produzir mais ou é com sempre disse uma questão de infraestrutura.

OBSERVE ATENTAMENTE O MAPA :  QUANTAS SÃO AS OPÇÕES DE ESCOAMENTO DE PRODUÇÃO DAS REGIÕES QUE OS RURALISTA DEFENDEM, VEJAM QUANTAS ESTRADAS POSSUEM? E FERROVIAS?  AINDA ACREDITAM QUE É UM PROBLEMA DE MAIS TERRA PARA SE PRODUZIR OU É UMA QUESTÃO DE CRIME AMBIENTAL?

  POR ISSO DIGO QUE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL É UM CRIME POIS PREVÊ A DESTRUIÇÃO DE ÁREAS DE PROTEÇÃO, NÃO DEIXE QUE DESTRUAM AS FLORESTAS COM FALSOS ARGUMENTOS.
   FIQUE ATENTO MANISFESTE -SE CONTRA O NOVO CÓDIGO FLORESTAL. FIQUE ATENTO 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MINISTRA ATACA INCINERADOR DE SÃO BERNARDO DO CAMPO


O movimento contrário à implantação de uma usina destinada à  incineração de resíduos em São Bernardo do Campo ganhou reforço político na sexta-feira (23/09),  quando a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira reprovou publicamente o projeto proposto pela prefeitura.  Durante seminário sobre meio  promovido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, por iniciativa do deputado federal Vicente Paulo da Silva (Vicentinho, do PT) e pela própria entidade sindical, a ministra comparou o projeto a uma armadilha para as prefeituras.


A fala de Izabella deixou em saia justa o prefeito Luiz Marinho (PT), que na abertura do evento rebateu críticas dos opositores da denominada Usina Verde, projeto que prevê uma unidade de incineração de resíduos, também destinada à produção de energia na área do antigo Lixão do Alvarenga. O chefe do Executivo alegou que a iniciativa, quando concretizada, envolverá cerca de 1000 trabalhadores, enquanto hoje o sistema de coleta seletiva  emprega apenas 120 catadores organizados nas duas cooperativas existentes da cidade. Segundo ele, o sistema atualmente atinge apenas 0,92% do lixo gerado em São Bernardo, percentual que acredita elevar para 10% com a implantação da usina. Marinho alegou ainda que o projeto “está em sintonia com o plano nacional de resíduos”.
“Cuidado com as armadilhas”, frisou por três vezes Izabella Teixeira, advertindo que muitas prefeituras quebraram e prefeitos se complicaram por causa de investimentos semelhantes. A ministra  deixou claro o compromisso de campanha da presidenta Dilma Rosseff, cujo governo, segundo ela, pretende “lutar até o fim pelos catadores”, em prosseguimento ao apoio dado ao segmento pelo governo Lula.  Compromisso que Izabella disse ter reforçado pessoalmente, ao contar emocionada sobre um episódio em que foi abordada por uma catadora que beijou suas mãos suplicando-lhe que não permita o fim da atividade que gera o ganha-pão da categoria.
“Prioridade zero – A ministra também observou que os catadores são personagens estratégicos na Política Nacional de Resíduos e devem ser tratados como “prioridade zero na estruturação de coleta seletiva por parte das prefeituras”. Sempre se dirigindo a Marinho, Izabella ressaltou que seu  ministério está aberto a discutir projetos de incineração, porém apenas nos casos de rejeitos, ou seja, materiais restantes após todos os processos de manejo possíveis, a partir de ações de redução, reutilização e reciclagem. Lembrou também a logística reversa prevista em lei, que estabelece o retorno de resíduos às empresas de origem.
A ministra do Meio Ambiente disse ainda que o governo não se opõe a projetos baseados em tecnologias e sistemas livres de “dioxinas e furanos”, que são substâncias tóxicas resultantes dos processos de queima de resíduos e que, segundo alertam cientistas e ambientalistas, acarretam graves consequências ambientais e à saúde. A observação teve tom irônico, a exemplo de outros momentos do discurso da ministra, tendo em vista que a intenção da prefeitura de São Bernardo é adotar tecnologia alemã, já descartada no país de origem, por, entre outros fatores, envolver processo altamente poluente.
Além da ministra, o projeto de Marinho foi criticado também pela filósofa  Marilena Chauí, uma das palestrantes do seminário. Ela observou que  países desenvolvidos, como a Alemanha, empurram tecnologias ultrapassadas aos países emergentes, como é o caso dos incineradores.

Protestos - Desde que foi anunciado, o polêmico projeto de Luiz Marinho, está enfrentando protestos de catadores, ambientalistas e especialistas, que alertam para os problemas diversos ocasionados pelos processos de incineração. As manifestações contra a proposta incluem ação popular contra as prefeituras de São Bernardo e Diadema (que também é responsável pelo passivo ambiental do Alvarenga). Saiba mais no Lamparina Urbana. O projeto, a propósito, será debatido nesta sexta-feira (30/9), às 14 na Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, tendo como palestrantes técnicos e especialistas, entre os quais o jornalista Washington Novaes.

fonte: Valderez Coimbra (site Lamparina Urbana)

    Mas mesmo assim ele teima em cometer esse crime ambiental e contra a população da Grande São Paulo, pois basta uma corrente de ar para que seja espalhado a nuvem de DIOXINA,  substância liberada na queima de determinados lixos, essa substância provo câncer e deformações.


leia meu artigo sobre dioxina :








Catadores de material reciclável protestam contra incinerador em São Bernardo do Campo




21/07/2011 - 18h09
Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil


      São Paulo – Integrantes do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, fizeram hoje (21) uma manifestação na Praça da Matriz da cidade e protocolaram uma ação no fórum municipal por causa da intenção da prefeitura de instalar um incinerador de lixo no município. 
   De acordo com representantes dos manifestantes, na cidade há duas cooperativas que empregam 85 pessoas que se beneficiam da coleta seletiva.Segundo uma das catadoras e membro da equipe de articulação do movimento em São Bernardo do Campo, Maria Mônica da Silva, o incinerador vai causar problemas de poluição para o ambiente da região. “Nós somos contra isso porque agride o meio ambiente. 
   Queimando os resíduos terão que extrair novos recursos naturais para produzir mais matéria-prima. Se não cuidarmos do planeta agora não sabemos como vai ficar daqui a anos”.
     Além do impacto ambiental, Mônica da Silva também destacou os prejuízos sociais com a medida, principalmente com o futuro dos catadores, que com o incinerador não terão como coletar e vender o material reciclável. “Os catadores já fazem parte da sociedade. Com o incinerador serão eliminados postos de trabalho que a reciclagem gera. 
   Nós geramos e movemos a economia local. Colocamos essa pessoas de volta à sociedade. Se tem queima de resíduos, diminui bastante a quantidade de trabalhadores”.
   A prefeitura de São Bernardo do Campo foi procurada para explicar o projeto, mas até o fechamento da matéria não havia respondido à Agência Brasil.

Edição: Aécio Amado



Prefeito Luiz Marinho - PT
responsável pela criação da Industria Verde
"que na verdade é um incinerador"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ENTENDA O RISCO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

    Estou repostando este vídeo da Fundação Boticário, sobre os impactos do Novo Código Florestal trará para nosso País e nossas florestas, não é uma questão de ecomaníacos, é uma questão de segurança, se o Novo código permitir o uso em áreas de proteção permanente como em encostas acidentes como da região Serrano do Rio de Janeiro serão comuns em nossos noticiários, muitos agricultores e pecuaristas usam o artificio de falta de alimentos em nosso país, mais não o correrá temos muitas áreas para a produção para agricultura, o que realmente falta é investimento em infraestrutura para escoar toda essa produção, falta estradas, ferrovias e até hidrovias para escoar a produção, hoje é muito fácil ver o que estou dizendo é verdade ou não põe no GOOGLE, e veja a enorme quantidade de terras destinada a produção agrícola, a pecuária antiga a de pasto é obsoleta deixar acres de terras a animais pastando  é um absurdo de tempo e de área todos os países adotam a produção intensiva  o sistema semi confinado, então a desculpa de falta de comida não cola. 









O LIXO SERÁ O UM PROBLEMA OU SOLUÇÃO ?


  Somos o que consumimos, ou seja somos o que descartamos, o lixo que produzimos mostra o que realmente nos tornamos, verdadeiros destruidores de ecossistemas, não pensamos em que isso acarretará em nosso futuro, mas esse futuro não está tão longe assim, e aí? o que vamos fazer?

    Em São Paulo produzimos em média de 1Kg/dia por habitante agora você imagina que na cidade de São Paulo chegamos a aproximadamente 13.800.000 habitantes, sem contar o lixo industrial e comercial, no Brasil estamos em quase 192.000.000 de Habitantes, faça a conta, produzimos muito lixo.

      Temos que fazer nossa parte , assista o video e faça sua parte....


NÃO JOGUE LIXO NA RUA - FAÇA SUA PARTE


QUEM SABE ESSE VIDEO POSSA TE AJUDAR A MUDAR DE IDEIA ONDE O LIXO DEVE SER JOGADO !

METRÔ TEM POSTO DE RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO



ESTAÇÃO TUCURUVI DO METRÔ TERÁ POSTO DE RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO A PARTIR DO DIA 12 DE OUTUBRO

   Em apoio ao Dia Nacional do Consumidor Consciente, comemorado no próximo sábado, dia 15, os usuários do Metrô, além de outras pessoas interessadas, terão à disposição um posto de recolhimento de lixo eletrônico na Estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

   Nesse posto, que contará com a presença de colaboradores, poderão ser entregues televisores, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos de pequeno porte, cabos, fitas, CDs e DVDs.

   A ação na capital paulista faz parte da campanha “Mês do Consumo Sustentável”, que pretende conscientizar a população sobre consumo e descarte responsáveis de equipamentos eletrônicos. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Metrô de São Paulo, Carrefour, Descarte Certo e as empresas Oxil e Philips.

   Ações simultâneas estão previstas para os metrôs das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

   A entrega do lixo eletrônico no posto de coleta poderá ser feita a partir da próxima quarta-feira,12, diariamente, entre 6h e 18h, até o dia 26 de outubro. Na Estação Tucuruvi, o posto de descarte será instalado na área livre (não paga) do mezanino.


   Agora só depende de nós a Prefeitura esta fazendo a Operação cata bagulho, onde recolhe armários, sofás, tudo aqui que você não que mais, e que algumas pessoas largam nas ruas e vão para os rios nos dias de chuvas, e o Metro de São Paulo vai recolher o lixo eletrônico , não parece mais os componentes eletrônicos tem produtos químicos como mercúrio dentre outros que contaminam os solo e o ecossistemas, por isso essa atitude do Metro é muito importante. Faça a sua parte...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ILHA DE LIXO NO PACÍFICO - ONDE IREMOS PARAR!


'Ilha' de lixo situa-se entre os 22 e os 38 graus de latitude norte, 

ao largo de Miami





Não se lhe conhece a dimensão exacta, nem o impacto ambiental, ou os efeitos na cadeia alimentar, mas a confirmação aí está: à semelhança do que acontece no Pacífico Norte, também no Atlântico Norte, numa extensa zona localizada entre a costa leste da Florida e as Bermudas, existe uma enorme lixeira flutuante, para onde convergem plásticos de todos os tamanhos e feitios.
A descoberta daquela "ilha" feita de lixo de plástico foi anunciada em Portland, nos Estados Unidos da América, na conferência Ocean Sciences Meeting.

Durante as duas últimas décadas, investigadores da Sea Education Association, uma organização para a investigação oceânica daquele país, recolheram dados na região, num total de 6100 recolhas de amostras com redes puxadas ao longo de diferentes percursos no Atlântico, junto às Caraíbas, e no Atlântico Norte, ao largo da costa leste norte-americana.

Em mais de metade dos percursos, os investigadores recolheram plásticos que flutuavam à superfície do mar, juntamente com organismos marinhos.

O problema dos resíduos de plástico no Atlântico tem sido "muito ignorado", afirmou à BBC News a coordenadora da investigação, Kara Lavender Law, da Sea Education Association, sublinhando que a sua equipa identificou uma região "a norte, no oceano Atlântico, onde os lixos de plástico parecem estar concentrados", permanecendo ali durante longos períodos de tempo.




Na minha infância assitia o SPECTROMAN, que lutava contra os monstro do Dr. GORI, este da foto abaixo, ele fazia monstros que destruíam TOKYO, todos seus monstros eram  feitos de lixo, hoje entendo era uma critica ao modelo de sustentabilidade da época, tanto que o Japão se modernizou e recuperou seu meio ambiente se´r que logo teremos que contar como um super herói para nos salvar ? do nosso próprio descaso ?

DR GORI
SPECTROMAN


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VAMOS ACABAR COM A CORRUPÇÃO

  
  AQUELE FRASE "ACABAR EM PIZZA" TEM QUE SAIR DOS NOSSOS VOCABULÁRIOS, NÃO PODEMOS ACOSTUMAR COM ISSO, O FATO DE NOS INDIGNARMOS E IRMOS AS RUAS FAZ COM QUE A CLASSE POLITICA FICA ATENTA, POIS NO PRÓXIMO ANO TEREMOS ELEIÇÕES, ONDE NÃO DAREMOS NOSSOS VOTOS A CORRUPTOS, CHEGA VAMOS MUDAR ESSA HISTÓRIA SE MOBILIZE É SEU PAÍS QUE PEDE AJUDA .

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

GARRAFA PET VIRA LINHA -> TECIDO INCRÍVEL

Neste tempo que me dedico as causas ambientais sempre buscamos, reciclar o pensamento das pessoas para que elas entendam que nossos recurso são esgotáveis, ou seja, tem fim , mesmo a questão o espaço para condicionarmos(guardarmos) nos lixo também é finito, tem fim .

    Todos nós estamos acompanhando a questão do SHOPPING CENTER NORTE, que foi construído sobre um antigo lixão. A pergunta que não quer calar é se sabiam que ali era um antigo lixão a CETESB saberia dos riscos, certo? por que deixaram construir nesta região ?  por que só agora se preocuparam com a questão do gás metano. 
    O gás metano é proveniente do processo de fermentação/decomposição do lixo, que esta abaixo do CENTER NORTE, essa fermentação já está em processo a anos, por que só agora essa preocupação?

    Mas o motivo do meu post foi compartilhar o sucesso que é a transformação de uma garrafa pet, quando reciclada pode se transformar em diversas coisas e agora em linha e posteriormente em tecido é fantástico saber que do lixo conseguimos transformar em fibra para roupa assistam e veja a importância da reciclagem na pratica.


FANTÁSTICO MESMO SABER QUE A GARRAFA PET QUE ENTUPIA OS BUEIROS E RIOS AGORA PRODUZ ROUPA E NÃO POLUI ...

.....FAÇA SUA PARTE.....


RECICLE 

PROJETO DE ACESSIBILIDADE SÃO MAL IMPLANTADOS


WIKIPÉDIA :

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.
O  que adianta engenheiros ou arquitetos da prefeitura se na execução da obras fazem isso :
cadeirante passa onde?

um deficiente visual q usa a guia onde irá parar?

Isso é piada? 



   No mínimo deveria ter um engenheiro ou arquiteto acompanhado essa piada,como as pessoas portadoras de deficiência poderão usufruir desse beneficio sem se machucar, o dinheiro publico foi usado e agora quebra e faz de novo ? e gastasse mais dinheiro do contribuinte.
     As vezes culpamos o executivo, mas a incompetência esta na execução das obras, é uma falta de respeito , já viram a condições das calçadas de nossa cidade, rampas e degraus onde pessoas portadoras de deficiência e de idosos sofrem para uma simples caminhada .
       Faça sua parte cuide da sua calçada, pense um dia você poderá sofrer com isso .....