segunda-feira, 25 de abril de 2011

AGUA NOSSO BEM MAIS VALIOSO 2

Recentemente estive fazendo um ciclo de palestra no Estado de Sergipe, no qual fiquei maravilhado com o povo Sergipano e suas maravilhas naturais. Nunca tinha visto a imensidão do Rio São Francisco, abundância de agua, fui conhecer a foz do Rio a qual chega a ter 2,5 Quilômetros de extensão de uma margem a outra com uma profundidade média de 15 metros, sem contar sua extensão que atinge 2.830 quilômetros, lendo o artigo que saiu hoje no DC - Diário do Comércio, em "OPINIÃO" quem quiser visualizar é só acessar este link :
O Brasil possui 11% de toda agua doce do mundo, maravilhoso saber como fomos abençoados por Deus, mas será que não cometeremos os mesmos erros das grandes nações ? O Rio Poxim em Sergipe foi considerado uns dos rios mais poluídos. O avanço da Industrialização e desenvolvimento, podem colocar em risco toda essa riqueza. 
Por isso acredito que com a nova Lei de Política de Resíduos, através da responsabilidade compartilhada todos seremos responsabilizados, não somente o Estado mas nós geradores.
Pense o que você faz para evitar que este bem tão precioso acabe? 
Rio São Francisco

-  Você joga oleo de cozinha na pia da cozinha? não pode contamina os rios
- Você usa agua de forma racional quando toma Banho?
- Você lava o carro de final de semana com a mangueira aberta e agua fluindo a vontade?
- Você ao invés de usar a vassoura e usa a mangueira para varrer a calçada ou quintal?

Tem  muito mais maneiras de se desperdiçar água, não parece mais em casa buscávamos a redução do consumo, não encontrávamos o problema, até o dia que mudamos a maquina de lavar roupa, trocamos a normal de abertura em cima, pela aquela de abertura lateral, a redução foi notável, cada vez que a maquina com abertura superior enche ela coloca em média 500 litros de agua, agora imagine que ela enche para lavar e depois para enxaguar, só ai foram 1.000 litros, ou seja, mesma quantidade de uma caixa d'agua.

Rio São Francisco
Temos que preservar antes que acabe, imagine que guerras poderão ser travadas pelo domínio de agua, temos que cobrar do governo a saneamento básico que consta como obrigação dos municípios na nova lei da Política nacional de resíduos.

Coloquei essas fotos, que tirei quando fui conhecer a Foz do Rio São Francisco, vejam vocês a imensidão de agua doce, veja que some no horizonte, maravilhoso. No Cânion do Xingó onde o Rio São Francisco foi represado, a profundidade chega a 150 metros de profundidade dá pra imaginar quanta agua temos !!!
Cânion do Xingó




Cânion do Xingo
nesta área chega a mais de 150 metros de profundidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário