sexta-feira, 26 de julho de 2013

DESCASO COM COLETA SELETIVA PODE TRAZER OS INCINERADORES PARA SÃO PAULO





   Hoje durante a reunião do CADEs (Conselho de meio ambiente, crescimento sustentável e cultura de paz) MUNICIPAL aprovaram a licença prévia Ambiental para o projeto do Monotrilho, não entraremos nos detalhes do assunto, mas o que me preocupou foi a avassaladora força da Prefeitura contra os municipes, mesmo o projeto indo contra e ferindo o Plano diretor da Cidade de São Paulo, foi votado a favor, porque estou falando dessa votação, pois um assunto que vem assombrando é o não desenvolvimento da coleta seletiva na cidade de São Paulo, apesar de todos esforços não ultrapassamos 1% da coleta diária de resíduos sólidos da cidade de São Paulo.
  Depois de alguns estudos percebi que empresas que fazem esse tipo de trabalho na Europa estão sendo desativadas, pois mostrou-se que o risco ao meio ambiente é muito grande, pois a queima de metais pesados que estão na composição de algumas embalagens e no plástico eliminam algumas substâncias chamadas fulanos e dioxinas, na França com todo o controle que esses incineradores possuem conseguiram contaminar muitas pessoas,  agora mesmo a contaminação de alimentos na Alemanha por dioxina é um fato autoridades não sabem como aconteceu será? 


Veja a reportagem da TV portuguesa :





Para que vocês possam entender com a Nova Política Nacional de Resíduos  Sólidos, os municípios serão responsáveis conforme  lei 12.305/2010  :

Seção IV
Dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos 
Art. 18.  A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. (Vigência)
§ 1o  Serão priorizados no acesso aos recursos da União referidos no caput os Municípios que: 
I - optarem por soluções consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos, incluída a elaboração e implementação de plano intermunicipal, ou que se inserirem de forma voluntária nos planos microrregionais de resíduos sólidos referidos no § 1o do art. 16; 
II - implantarem a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda. 
§ 2o  Serão estabelecidas em regulamento normas complementares sobre o acesso aos recursos da União na forma deste artigo. 
Artigos seguintes também tratam da questão dos resíduos em relação aos Municípios , os incineradores serão a grande solução para esses prefeitos pois o queima desse lixo e reduzida em 70% do seu volume podendo ser condicionado nos aterros sanitários, sem qualquer problemas, lindo né?
Mas o problema está na queima do lixo os inicineradores mundiais possuem filtros que só controlam a emissão de fulanos e dioxinas, controlam ... quando o nível da dioxinas e fulanos chegam ao critico os incineradores são desligados , logico que isso também acontecerá aqui ... Lógico! população e meio ambiente em primeiro lugar .
Essa é uma planta basica para que vocês possam entender como funciona um incinerador.
Só par





Nenhum comentário:

Postar um comentário