sexta-feira, 26 de julho de 2013

O QUE É DIOXINA? MORTE CERTA



ACHO IMPORTANTE QUE TODOS VOCÊS LEIAM E ENTENDA O PROBLEMA DA DIOXINA NÃO TEM VOLTA POR ISSO A SITUAÇÃO DOS INCINERADORES É UMA AMEAÇA A HUMANIDADE UM VERDADEIRO CRIME AMBIENTAL







A dioxina, mostrada à direita, é um composto químico orgânico que consiste em um par de anéis de benzeno, dois átomos de oxigênio e quatro átomos de cloro. O composto químico DDT (site em inglês) também tem dois anéis de benzeno e contém átomos de cloro, o que significa que o DDT e a dioxina têm várias características semelhantes:
  • tanto o DDT quanto a dioxina são tóxicos em pequenas quantidades
  • nenhum deles se decompõe no meio ambiente. Uma vez lançados, têm existência indefinida
  • ambos se dissolvem e se acumulam na gordura
Talvez você lembre que o DDT, que foi utilizado largamente em sprays nos anos de 1940 para controlar os insetos que atacavam as plantações e mosquitos, foi banido na década de 60 porque se acumulava na gordura de animais e destruía sua capacidade de se reproduzirem. A dioxina traz o mesmo problema.
A dioxina pode entrar no meio ambiente de diversas maneiras:
  • pela fabricação de certos herbicidas
  • pela fabricação de papel branqueado
  • com a queima de plásticos de PVC
A comunidade científica ainda não chegou a um consenso a respeito da toxicidade da dioxina. A dioxina ganhou fama na década de 80 devido ao agente Laranja (site em inglês) e a vários centros de descarte de dioxina (como o love canal - site em inglês) descobertos nos EUA. É possível encontrar muitas e muitas páginas na Internet que descrevem a dioxina como a substância mais tóxica do planeta. E também há outras referências, como esta da Enciclopédia Britânica (site em inglês):
    "Os toxicologistas concluíram erroneamente, a partir de estudos em laboratório, que a TCDD (dioxina) era uma das substâncias artificiais mais tóxicas que existiam. Pesquisas adicionais, porém, serviram para diminuir em muito tais idéias, que se baseavam nos efeitos de doses muito altas de TCDD em cobaias e outros animais especialmente suscetíveis. Entre os humanos, a única doença realmente encontrada relacionada à TCDD é a cloracne, que se desenvolve logo após a exposição ao composto químico".
No entanto, é certo que a dioxina não é boa, não se degrada no meio ambiente e se acumula na gordura como o DDT. Para alguns animais, a dioxina é uma substância extremamente tóxica.





A fonte maior é da incineração de resíduos sólidos vulgo lixo 




Nenhum comentário:

Postar um comentário