sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Barcelona – Cidade modelo no sistema de coleta de lixo


Desde o início dos anos 90, acidade espanhola de Barcelona conta com um sistema de coleta de resíduos inovador. Os materiais descartados pela população são enviados para centrais de armazenamento por meio de tubulações subterrâneas até uma central de coleta.




A 5 metros da superfície, os detritos de casas, escritórios e hospitais são sugados ao longo de 113quilômetros de tubos, numa velocidade de 70 quilômetros por hora.

Após coletados, os detritos são processados e levados, de acordo com o tipo, para a incineração ou estações de reciclagem.

Esse sistema é chamado de coleta pneumática de resíduos.Atualmente o sistema é responsável pela coleta de 30% do lixo produzido na cidade.

Nele, podem ser eliminados três tipos de lixo: orgânico, reciclável e não-reciclável.

Uma central computadorizada identifica quando os reservatórios estão ch
eios, o que abre uma válvula para que tubulações maiores suguem os detritos.

Cada tipo de lixo é enviado separadamente, evitando, assim, que se misturem nas tubulações. Os recicláveis são encaminhados para centrais de reciclagem, os orgânicos viram biomassa,utilizada como combustível para turbinas de usinas de geração de energia elétrica e os não-recicláveis são incinerados.


A empresa sueca Envac, que desenvolveesse sistema, já existente em 150 cidades de todo o planeta, como Estocolmo e Londres, aponta diversas vantagens ambientais com o uso da coleta pneumática de resíduos. Entre elas, a redução de trânsito de caminhões pesados para o transporte do lixo, o que diminui a emissão de gases de efeito estufa e o nível de ruído nas cidades, um menor número de sacos de lixo expostos nas ruas e o estímulo à coleta seletiva e ao reaproveitamento dos materiais descartados.

O primeiro sistema de coleta pneumática de Barcelona surgiu na Vila Olímpica, construída especialmente para as Olimpíadas de 1992. O sucesso dessa iniciativa impulsionou a implantação de outras sete redes de coletas espalhadas pela cidade, que atendem, hoje, a aproximadamente 324 mil moradores.

A instalação do sistema, porém,demanda altos investimentos. Uma rede capaz de atender a 18 mil famílias custa,em média, 50 milhões de euros. No Brasil, a cidade de Brasília é a mais avançada no processo de avaliação de implantação do sistema. "Em meados deste ano, a cidade publicou uma carta convite para apresentação de estudos de implantação do sistema no novo bairro denominado Setor Noroeste. Após o final de todo o processo, fomos autorizados a realizar o estudo de implantação, que deverá ser finalizado nos próximos 90 dias. Em função das conclusões do estudo em curso, a cidade poderá decidir se irá adotar ou não o sistema para o bairro em questão", diz Fábio Colella, gerente comercial da Envac Brasil.

Caso a cidade decida utilizar o sistema, aponta Fábio, ela deve iniciar o processo de licitações e, dependendo do desenvolvimento, Brasília poderá ser a primeira cidade brasileira a ter esse sistema em funcionamento entre 2011 e 2012. De acordo com o gerente comercial da Envac, além da capital, outras cidades e empreendimentos privados manifestaram interesse em utilizar essa tecnologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário