segunda-feira, 30 de abril de 2012

RESÍDUOS SÓLIDOS VOCÊ SABE O QUE É?

   Algumas palavras foram adicionadas em nosso cotidiano, tais como sustentabilidade, resíduos sólidos, crescimento sustentável dentre outras, essas palavras tornaram se vitais para nossas vidas. 
  


    Hoje vou explicar um pouco o termo RESÍDUOS SÓLIDOS nada mais é que o lixo que produzimos, nosso lixo de todos os dias, e esses resíduos ou  lixo pode ser classificado como:
Domiciliar: Resultante das atividades Residenciais

Comercial: Resultante das atividades Comerciais
Hospitalar: Resultante das atividades médicas e veterinárias

Industrial: Resultante das atividades Industriais

Público: Resultante da varrição dos espaços públicos
Especial: Resíduos volumosos, tóxicos e da construção civil
exemplo de controle de resíduos

Por que temos essa classificação?
      Porque cada um deles tem regulamentação própria para seu tratamento, não podendo ser descartado diretamente nos aterros sanitários, como por exemplo os resíduos hospitalares, lixo ou resíduos oriundo do dia a dia dos hospitais, clinicas e consultórios médicos e dentários, clinicas veterinárias, por se tratarem de resíduos infectados podem trazer risco ao meio ambiente, contaminando pessoas, água e animais podendo trazer hiperemias o trato desses resíduos tem que ser especial desde sua remoção até sua incineração.

     Logo sabemos a partir de agora que temos diferentes tipos de resíduos e lixo, porque cada um deles é necessário uma remoção e tratamento diferente para evitar riscos ao meio ambiente.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PRÊMIO CIDADÃO SUSTENTÁVEL


ACESSE O LINK :
Peço que me indiquem para o prêmio, basta acessar o link acima e fazer a indicação:

Categoria : Meio Ambiente     
Nome :       Alessandro Luiz Oliveira Azzoni
site/blog: www.meioambienteonline.com
seu nome: ________________________
seu e-mail: _______________________

enviar 

Fácil e rápido

obrigado aqueles que puderem me ajudar !!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

VOCÊ SABE O QUE É UM CADES ?


Para você quem se pergunta o que é o CADES?




 Instituído nos termos dos artigos 22 da Lei n.º 11.426, de 18 de Outubro de 1993, é um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do Município de São Paulo. Seu funcionamento foi regulamentado pelo decreto nº 33.804, de 17 de novembro de 1993.

O CADES está vinculado a Secretaria Municipal do Verde, sua função e analisar todos os projetos públicos e privados que podem impactar diretamente na cidade de São Paulo, ocasionando impactos sócio-ambientais.

A Prefeitura de São Paulo tem que submeter todos os projetos de obras, manutenção de avenidas, córregos, parques, ou seja, em todas as áreas que pretenda fazer alguma obra pública.

O Licenciamento tanto o prévio como definitivo passam por analise das Câmaras técnicas, para serem analisadas e posteriormente ir a votação, assim sendo evitando o descaso das autoridades como meio ambiente e com a cidade.

Dentro desse mesmo decreto de criação foram criados os CADES Regionais onde cada Subprefeitura dispõe do seu próprio Conselho sendo paritário 8 conselheiros eleitos da sociedade civil local e 8 conselheiros membros do setor publico, a função do CADES Regional é consultivo levando problemas locais e discutindo com a comunidade os problemas do seu bairro, podendo submeter a apreciação do CADES MUNICIPAL, e ainda pode mover moções sobre algumas decisões ali discutidas.

Já o CADES MUNICIPAL é deliberativo, ou seja, vota a favor ou contra determinado projeto se este degrada o meio ambiente, lembrando que o meio ambiente da Cidade de São Paulo é toda a área da cidade urbana, verde e parques.


Qualquer duvida deixo-me a disposição para esclarecimentos mais detalhados.
tentando evitar desastres