quinta-feira, 9 de maio de 2013

RISCO DE JOGAR LIXO NAS RUAS - ENTREVISTA PARA SULAMERICA TRÂNSITO



Saiba qual é o risco de jogar lixo nas vias


Além de ser proibido, o descarte pode gerar transtornos como enchentes, poluição do solo e queimadas


O motorista que descarta o lixo na rua não só polui a via, mas também corre o risco de ser multado. Jogar qualquer objeto para fora do automóvel é considerado infração média, o condutor ganha quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e paga multa de R$ 85,13. Cidades brasileiras criaram iniciativas próprias para reduzir a poluição nas ruas, como o Distrito Federal, que obriga motoristas a usarem uma sacola de lixo no carro.

No Rio de Janeiro foi criado o Programa Lixo Zero e, a partir de julho de 2013, multará quem jogar lixo na via pública. O valor da multa variará de acordo com o tamanho do objeto descartado. Outras prefeituras tiveram iniciativas para combater o lixo e, assim como a capital carioca, criaram leis para punir quem descartar objetos na rua. No Recife a multa é de R$ 100 e em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, a punição chega a R$ 84.

Consultor de meio ambiente e especialista em orçamento público, Alessandro Azzoni diz que apoia a lei carioca: “A única maneira de cobrar uma atitude em massa é por meio de punições financeiras, mas acredito que a melhor maneira ainda é a conscientização da população, fazendo com que nós sejamos nossos próprios fiscais”, aponta.

Não apenas nas cidades como também nas estradas, o descarte de objetos aumenta o risco de queimadas. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, uma “bituca” de cigarro jogada próximo a vegetações no período de estiagem pode gerar grandes incêndios e, se houver lixo no local, os detritos funcionarão como um combustível, potencializando a ação do fogo.

A poluição é outra consequência ao jogar cigarros nas vias, “a nicotina e outros compostos químicos no filtro, ao entrarem em contato com a água, aumentam a contaminação de rios e do próprio solo”, destaca Azzoni.

O especialista também chama a atenção para as enchentes: “Todo lixo produzido acabará em uma galeria de esgoto, além de entupir boeiros, os resíduos se encaminham para córregos e rios e acabam provocando enchentes”, alerta.


Perigos da enchente

De acordo com a Defesa Civil, na cidade de São Paulo foram registrados mais casos de mortes em alagamentos no verão de 2013 do que no ano anterior, reflexo do aumento das chuvas e da imprudência de motoristas e pedestres ao enfrentarem as tempestades.

Segundo o órgão, quando existe a possibilidade de não passar por um trecho alagado - por exemplo, quando o carro está na garagem de casa e o motorista sabe que a rua está alagada - o melhor é não sair. A recomendação é que o condutor do veículo ou o pedestre nunca enfrente uma enchente.

Tags • Rio de Janeiro, CNH, multa, Defesa Civil, Guarulhos, infração, lixo na rua, Distrito Federal, Programa Lixo Zero, Recife, Defesa Civil do Estado de São Paulo, enchente, queimadas


http://sulamericatransito.com.br/noticias/exibir/saiba-qual-%C3%A9-o-risco-de-jogar-lixo-nas-vias

quinta-feira, 25 de abril de 2013

OS RISCOS DO DESCARTE ERRADO DO ÓLEO DE COZINHA

ENTREVISTA NA RADIO GLOBO SOBRE OS RISCOS AO MEIO AMBIENTE E AOS SISTEMAS DE ESGOTO DO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA , COMO DEVE SER FEITO ESSE DESCARTE DE MANEIRA CORRETA AFIM DE EVITAR DANOS AMBIENTAIS.





ESCUTE E TIRE SUAS DÚVIDAS DEIXE PERGUNTAS QUE RETORNAREI COM AS RESPOSTAS.

terça-feira, 23 de abril de 2013

ENTENDA AS MUDANÇAS NA LEI DA INSPEÇÃO VEICULAR EM SP

ENTREVISTA NA RADIO GAZETA AM 890Mhz FALANDO SOBRE AS NOVAS ALTERAÇÕES NA INSPEÇÃO VEICULAR NA CIDADE DE SÃO PAULO.


ESCUTE E QUALQUER DÚVIDA DEIXE SEU RECADO QUE RESPONDEREI  O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.




segunda-feira, 15 de abril de 2013

DESCARTE CORRETO DE EMBALAGENS E DE ÓLEOS LUBRIFICANTES

            Mesmo sendo embalagens plásticas, essas embalagens de óleos lubrificantes são consideradas material contaminado devido ao seu conteúdo, que são óleos lubrificantes de origem fóssil, ou seja, do petróleo. Esse resíduos pode contaminar o solo dos lixões ou aterros controlados, ou até mesmo onde são descartados, dentro dessas embalagens encontram se resíduos de óleo lubrificante que em contato como solo contamina e com as chuvas acaba indo para rio, lagos e lençol freático.

          Em 2012 encerrou com a assinatura da Ministra do meio Ambiente, Izabella Teixeira, e as empresas representativas de óleos lubrificantes acordo para a reciclagem e descarte correto dos resíduos sólidos desse setor, que por suas vez são as embalagens e os óleos lubrificantes usados.

        O setor de óleos lubrificantes foi o primeiro a aderir o acordo que regulamentará o setor a partir de agosto/2014, com a entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Já assinala o Ministério do meio Ambiente que essas empresas que constam no roll da Política Nacional de Resíduos Sólidos ( empresas fabricantes de ; lâmpadas,medicamentos,vidros, pneus, resíduos eletrônicos) serão monitorados online e quem não cumprir o acordo serão enquadrados em Crimes Ambientais com prevê a lei.

           O setor de óleos lubrificantes desde 1993- com a resolução CONAMA 9, muitas empresas começaram a se preocupar mais com a reciclagem do óleo lubrificante usado. Portanto os índices de óleo recolhidos aumentam a cada ano.

          Conhecido como OLUC - ÓLEO LUBRIFICANTE USADO E CONTAMINADO, tem um procedimento de coleta e refino que contribuem significativamente a conservação do meio ambiente. Neste processo são retirados os metais pesados que possuem alto grau de de contaminação do solo e das águas, portanto não descarte em local errado pois é crime ambiental e as consequências são caras tanto para o meio ambiente quanto ao poluidor.
exemplo da cidade de Alandroal

terça-feira, 19 de março de 2013

SEU CHICLETE PODE MATAR....!!!!

          Sempre cito que somos responsáveis pelas nossas ações e omissões, esta imagem comprova isto, um simples chiclete joga ao chão acaba matando vários passarinhos ... é cruel pensar que uma atitude simples causa um efeito muito grande por isso lembre-se sempre que qualquer resíduos tem que ser descartado em local correto.

sábado, 9 de março de 2013

FIM DOS LIXÕES EM ANO DE COPA DO MUNDO

Matéria solicitada pela REVISTA INFRA a preocupação do setor de infraestrutura para o ano de Copa do Mundo e seguintes em relação a nova legislação Nacional a POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS.



segunda-feira, 4 de março de 2013

VOCÊ CORRE PERIGO E NÃO SABE !

Chuvas e enchentes


Como agir?


Algumas situações se repetem todos os anos, principalmente no período de dezembro a março, que é conhecido como o período das chuvas. O verão em nosso País tropical traz consigo o calor, o sol e com eles as tempestades de verão com chuvas fortes, que consideramos como tempestades.

Tempestades essas que acabam trazendo raios e uma quantidade muito grande de água, que muitas vezes fazem vitimam fatais ou mesmo vitimas patrimoniais, achar um culpado é o que todos buscamos, mas cheguei á uma conclusão básica que nós somos responsáveis por esses acidentes climáticos. Uma vez que não nos preocupamos com nosso meio ambiente, por exemplo, quando descartamos nossos lixos nas vias publicas, quando fazemos construções em locais não permitidos e principalmente quando votamos em candidatos que não cumprem suas promessas.


Mas deixando de lado essa questão de quem é a culpa devemos tomar alguns cuidados em relação as chuvas no que diz respeito a raios e enchentes. Antes de qualquer coisa é importante entrar em contato com a defesa civil, toda a subprefeitura da cidade de São Paulo tem uma base da defesa civil, eles estão preparados a auxiliar todos que precisam em casos de emergência.

Havendo inundações, infelizmente os moradores das regiões propensas a enchentes devem manter-se informados sobre as condições do tempo, se há possibilidade de chuvas ou não. Havendo a possibilidade de chuvas fortes, sabem que sua casa será atingida coloque os moveis , eletrodomésticos, computadores e demais objetos em lugares mais altos da casa, local esse que você saiba que não será atingido.


Desligue todos os aparelhos que estão ligados a rede elétrica de sua residência, e também desligue a chave geral no quadro de força de sua casa, o que esquecemos neste momento é que as tomadas ficam acima do rodapé, isso que dizer que ficará submerso, como sabemos que a corrente elétrica é conduzida pela água evitaríamos de futuras descargas elétricas, que poderiam acarretar em morte como aconteceu no Rio Grande do Sul, onde uma aposentada morreu eletrocutada ao chegar em seu apartamento, só que o motor do portão elétrico estava submerso o que ocasionou uma descarga elétrica que ocasionou a sua morte, por isso é muito importante desligar a chave geral .

Retire e não coloque o lixo fora do horário de coleta e não use sacolinhas de supermercado coo lixo, pois a força da enxurrada pode carregar esses sacos até os bueiros e entupi-lo, ocasionando mais enchente.


Evite construções em cima de barrancos ou beira de córregos e nem embaixo deles, pois com as chuvas esse barrando pode deslizar levando sua residência ou até mesmo soterrando. O mais perigoso são os cortes em encostas sem qualquer analise técnica não se pode cortar um morro ou barranco, pois não se sabe a potencialidade desse solo ficar firme ou não em caso de infiltração de águas de chuvas.


Lembre-se de desligar o registro de água e gás, se houver deslizamento a tubulação da residência geralmente é rígida e da rua é flexível que suporta esses acidentes.



Evite caminhar ou ter qualquer contato com a água contaminada, podendo ter algum ferimento e ficar exposta a doenças terríveis e também não se sabe se houve alguma lesão no terreno, tal como a abertura de um bueiro, buraco na calçada o que poderia dragar uma pessoa, além de não podermos determinar a força das águas, podendo ser arrastado pela correnteza.


Lembre em qualquer situação de emergência, profissionais como os bombeiros 193, e defesa civil 199, estão treinados e prontos a te socorrer em casos de emergência, colabore com seu bairro unindo com seus vizinhos evitando que esse acidente climático se potencialize ajude seu vizinho informando dos riscos e como evita-los.

Evite o contato direto com a água contaminada da enchente, pois ela pode provocar doenças tais como hepatite e leptospirose, use calça cumprida e blusa para proteção do corpo, nunca fique sem camisa ou bermudas, pois o risco de ocorrer lesões e contaminações é muito grande. 

No caso de você estiver em uma rua inundada com seu carro diminua a velocidade e procure manter uma distancia do veiculo da frente, aproveite o trilho aberto pelas rodas do veiculo a sua frente e mantenha o carro acelerado evitando que água entre pelo escapamento, procure ir para ruas mais altas que tem pouca possibilidade de enchentes, não fique em ruas com arvores muito grande, pois o risco dela caírem em chuvas forte é muito grande.

Depois das chuvas e da enchente procure beber somente água filtrada ou fervida, não reaproveite nenhum alimento que teve contato com a água da enchente, pois eles podem estar contaminados, poderão provocar doenças.


Em qualquer manifestação de febre, vomito dor de cabeça ou dor no corpo principalmente dores nas pernas na região da panturrilha a  “ vulgar batata da perna” e diarreia procure um médico imediatamente ou o serviço de saúde de sua cidade, lembre-se que após a enchente todas as áreas afetadas devem ser limpas e desinfetadas, como sempre vimos após a chuvas família e proprietários de comercio limpam suas casas e seus comércios de bermuda, sem camisa e descalços, o risco é o mesmo da enchente pois todo esse material pode estar contaminado deve usar luvas e botas e calça para fazer a limpeza.


E lembre que a natureza não tem culpa pelos nosso s erros do passado, cobremos as autoridades Municipais, Estaduais e Federais para que façam sua parte.

FAÇA SUAS PERGUNTAS É MUITO IMPORTANTE TER CUIDADO 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA DADA AO JORNAL METRO DE SÃO PAULO

ENTREVISTA DADA AO JORNAL METRO DE CIRCULAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO, NA QUAL ESPECIALISTAS CONCORDAM COM O CRESCIMENTO DESORDENADO DA CIDADE FAVORECE AS ENCHENTES.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CHUVAS NO RIO DE JANEIRO, ENCHENTES X NOVO CÓDIGO FLORESTAL

A cerca de um ano atrás escrevi aqui no blog a preocupação da aprovação do no código florestal,  que previa a redução das APPs áreas de proteção permanente nas margens dos rios de 30 m para 15 m além da regularização das áreas ocupadas de mananciais, além da liberação das áreas próximos a encostas de 25º à 45º de inclinação. 

O que tudo isso tem que haver com as chuvas do Rio de Janeiro, e as demais áreas urbanas, que sobrem com as enchentes?

Na verdade se relaciona diretamente com que esta acontecendo nestas áreas, muitas vezes pelo desconhecimento ou mesmo pelo desinteresse sobre a matéria e achar que isso é assunto ECO-loucos, deixamos passar.

Só nos preocuparemos quando um morro desliza matando inúmeras pessoas como aconteceu na região serrana do Rio de janeiro, em 2011, e na regiões alagadas todas as vezes que chove um pouco mais.

Vamos lembrar das aulas de geografia que as margem dos rios eram ricas em sedimentos, trazidos pelas cheias, tanto que o Rio Nilo tinha sua importância para a agricultura local, o que difere dos nosso rios em áreas urbanas?

Nada difere, as margens dos rios são protegidas pelo código florestal de 1965, mesmo com a redução das áreas pelo novo Código Florestal, essas margens deveria ter sido preservadas, ao invés disto construíram Marginais, avenidas, Comercio e residência. A culpa é de quem se alocou nessas regiões, passando o problema para o Município, quando este ao invés de retirar essas pessoas do local de APP urbana, as mantiveram e urbanizaram o  entorno construindo avenidas, ruas, sistema de esgoto, água e luz.

A região serrana do rio de Janeiro sofrerá muito mais esse ano com as chuvas, pois as áreas que deveriam ser desocupadas continuam habitadas e ainda por  cima o novo Código Florestal permitirá ainda mais o acontecimento de catástrofes como de 2011, cenas como estas:


serão muito mais frequentes, sendo que estamos no inicio do período de chuvas, isso mostra a instabilidade do solo nestas regiões de encosta.

vocês acham que o antigo código estava errado?
Nas grandes capitais o fluxo da águas segue seu caminho aqui na cidade de São Paulo, padre Anchienta já mencionava em suas cartas a força das chuvas e das águas na região que hoje se localiza São Paulo, isso quer dizer que nada mudou, a natureza esteve sempre presente e mantendo sua rotina, quem interferiu foi o homem, por isso, que sempre assistimos as enchentes em grande escala na cidade, o que esta errado ? faltam obras para evita-la?

respondam é possível construir algo nesta encosta



O errado é a impermeabilização do solo, a água não é absorvida pela terra, ela só passa por cima dela através do asfalto e cimento, e com tanta água direcionada aos rios canalizados transbordam em suas margens hoje construídas. 

A solução é muito mais complicada e cara, uma delas é criar barreiras para que as águas não cheguem ao mesmo tempo aos rios principais além dos piscinões, no caminho das águas devem se  criar parques lineares para que essa águas seja absorvida e substituir as grandes áreas de estacionamentos de concreto e asfalto em piso permeável.



somente a remoção dessas pessoas podem evitar outra catastrofe

A remoção das pessoas em áreas de risco é inevitável mesmo que  exista amor pela propriedade e tudo mais a vida é o bem mais importante tutelado pela Constituição Federal é um custo caro para o Município, Estado e União mas o descontrole urbano no passado existiu e agora temos que sanar o problema, mesmo que o novo Código permita a exploração dessas áreas estamos vendo que o homem não legisla em nome da natureza, ela sim legisla sobre os homens.