quinta-feira, 21 de abril de 2011

REFLEXÃO AMBIENTAL


Escrito por Alessandro Azzoni em jul 25, 2010 em Reflexão Ambiental | 2 comentários

Como disse na edição anterior o assunto de Meio Ambiente, virou assunto de palanque político para muitos, mas pensemos se realmente fazem algo para o meio ambiente? Nós mesmos fazemos algo?
Pensemos o que podemos fazer de mais simples que seja em pró do meio ambiente, um simples ato de:
  • Nunca jogar lixo pela janela do carro, você ira dizer que absurdo, mas já presenciei muitos carros jogando copos de fast food e latinhas de refrigerante, fora papel  pela janela do carro;
  •  Fumante, jogar a famosa bituca de cigarro pela janela do carro ou mesmo na calçada, esse filtro é composto de material sintético o qual demora anos para se decompor no meio ambiente, pense que a bituca na calçada ou na rua, quando chove vai para os bueiros, logo vai para os rios, logo permanecer lá por anos, sem contar na contaminação da nicotina lá retida.
  •  Separar o lixo em casa, garrafas pets, latas de alumínio de lixos orgânicos

Outro dia estava ajudando minha filha na sua lição de casa e o texto me chamou a atenção, um texto extraído de uma reportagem da revista Superinteressante da editora Abril:
 “Morador de uma cidade grande, João Brasileiro engole diariamente a fumaça lançada no ar por automóveis e fábricas. Tossindo de raiva, acende o último cigarro e joga o maço pela janela do carro. No domingo de sol, leva os filhos a passear no parque e compra sorvetes para os garotos. Cada um, é claro, vai jogar o copinho ou papel por cima do ombro assim que degustar a iguaria. Quando vai à praia, Brasileiro fica horrorizado com o mar sujo pelos esgotos e esbraveja enquanto toma um refrigerante e come uma espiga de milho, cujos vestígios ficarão repousando na areia quando ele sair de lá. Brasileiro gosta muito de reclamar da poluição e da sujeira – dos outros. Em seu próprio rastro, que ele ignora, acumulam-se quilos de detritos – restos de alimentos, copos, latas, garrafas, papéis e toda sorte de objetos dos mais variados materiais e usos, atirados nas ruas, praias, estradas, parques, casas de espetáculo e por aí afora”.
Agora, vamos fazer igual ao João Brasileiro, ficar reclamando do resultado que nós mesmos praticamos? Ou Vamos fazer algumas atitudes para mudar?
Comecemos separando o lixo reciclável em nossas casas, mas não esperemos a coleta seletiva da prefeitura, levaremos ao Supermercado Pão de Açúcar, pois todos eles possuem eco ponto de coleta.
Os fumantes joguem as bitucas em cinzeiros ou em lixo, se vocês conhecem alguém que fuma faça mudar a atitude de jogar a bituca do cigarro pela janela ou na rua.
E quando presenciarmos situações de pessoas jogando lixo nas vias publica, chamemos a atenção, pois inibiremos a atitude desses João Brasileiros.

 Só nós podemos mudar nosso Meio Ambiente.


ALESSANDRO LUIZ OLIVEIRA AZZONI – 
ECONOMISTA
POS GRADUADO EM MERCADO INTERNACIONAL
ESPECIALISTA EM ORÇAMENTO PUBLICO
CONSELHEIRO ELEITO CADES VL MARIANA
2º MAIS VOTADO (128 VOTOS)
CONSELHEIRO DA ACSP DISTRITAL SUDESTE
COORDENADOR DA COMISSÃO SOCIO-AMBIENTAL  DISTRITAL   SUDESTES Da ACSP – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário