terça-feira, 26 de abril de 2011

Produção de lixo cresce 6,8% no Brasil


A produção de resíduos sólidos cresce de maneira assustadora em relação ao ano de 2009, onde teve um aumento de 6,8%. Logo, tem uma explicação, com o crescimento da renda e da explosão de consumo faz com que se aumente o desejo de compra e por sua vez gera - se mais lixo, O grande vilão da formação de resíduos sólidos é o consumo, se voltarmos na história podemos notar que antes da revolução industrial o homem produzia de forma artesanal, em pequena escala .

Após a Revolução Industrial, com a nova cultura de produção em escala, fez com que os custos de produção caíssem e os produtos passaram a ser mais baratos, só que com isso a indústria, gerava resíduo em sua produção em massa pois havia a perda que a maquina não conseguia aproveitar, que ante no método artesanal se aproveitava toda matéria prima.

Agora temos dois segmentos geradores de resíduos sólidos a indústria e os consumidores, só que na época não havia a preocupação com o meio ambiente, pois a população era baixa e havia ampla locação de espaço, em meados dos anos 60 entramos na era do descartável, produtos que seriam comprados e depois jogados fora, um grande avanço, mas um retrocesso no meio ambiente.

Hoje o Brasil produz 195 mil toneladas dia de resíduos sólidos em 2010 contra os 187,728 toneladas produzidas em 2009, compramos muitas vezes sem necessidade.  Como economista tento alertar as pessoas a tomarem cuidado em suas despesas domesticas, uma delas é ir ao supermercado com um lista de compra e não acrescentar nada que não esteja lá, pois será descartado pois você não precisa, outro dica que dou é não ir ao supermercado com fome, pois tudo que estiver ao seu alcance será comprado sem necessidade, sempre alerto que cada produto que está alocado nas gôndolas com as embalagens maravilhosas estão lá com um propósito, ser consumido.

Cada produto tem um embalagem que foi minuciosamente criada para atrair o consumidor a comprar, e você pobre consumidor é vitima do consumo, logo se compramos mais do que necessitamos, logo vai para o lixo!

Um expressão que aprendi é o PRÉ-CICLAR, não se assuste, é um novo conceito que todos devemos ter a partir de hoje, pensar antes de comprar ou consumir, ver se tem necessidade, se o produto que você esta comprando é reciclavel ou produz material reciclado, se a embalagem desse produto é necessária, hoje como a logística reversa sendo obrigatória na lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, isso quer dizer quem produz será obrigado a reciclar o produto, se a empresa que produz o que você está comprando está com a logística reversa. 

Ai você pensa esse cara é louco, como vou pensar em tudo isso na hora que vou comprar uma TV? temos que pensar sim estamos entrando numa era do lixo eletrônico que começam a ser descartados nos lixos convencionais e ai! o que vamos fazer? quantos celulares vocês já compraram e estão parados ou quebrados prontos para serem jogados fora?

pensem e reflitam .... quem são os maiores geradores de lixo do planeta?  .. somos nós consumidores....

Nenhum comentário:

Postar um comentário